Projeto Mãos Dadas revitaliza Bairro Promorar

O Projeto Mãos Dadas está revolucionando a forma de administrar o município de Giruá. O Governo Municipal, de maneira inédita, está indo ao encontro da comunidade envolvendo todas as secretarias municipais, realizando trabalhos de infraestrutura e embelezamento nos bairros, além de fortalecer os programas de governo.

A segunda etapa ocorreu no Bairro Promorar, contemplando ações nas mais diversas áreas. Dentre elas, com a participação da equipe de saúde, foram realizadas aferição de pressão arterial, testes de glicose, exames rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, avaliação odontológica e ainda, no salão da comunidade, acolhimento aos moradores para ouvir suas reivindicações. Na tarde da quarta-feira(3), através do “Roda de Conversa”, foi ministrada palestra com o tema “saúde da mulher”, realizadas atividades físicas, cadastramento aos programas, com a integração da equipe da Secretaria de Trabalho e Cidadania.

Para o prefeito Ruben Weimer o projeto além desenvolver as potencialidades do bairro, o “Mãos Dadas” desperta o senso de responsabilidade do cidadão sobre o cuidado com sua comunidade. “A ação mostra o Poder Executivo Municipal, descentralizado, próximo a população, levando os serviços essenciais de saúde, capacitações profissionais, instrução sobre doenças como Dengue e assistência social”, observa o prefeito Ruben.

História do Bairro Promorar

Na cerimônia de entrega da revitalização do Bairro Promorar, no sábado, dia 13 de julho, realizada pelo Projeto Mãos Dadas, foi contada a história do Bairro, pelo ex-prefeito e coordenador do projeto, Flávio Weschenfelder.

O Bairro Promorar surgiu de um encontro do então Prefeito Flávio com o Governador Amaral de Sousa(1979), na residência oficial, aos fundos do Palácio Piratini, onde foi solicitado a execução de um projeto para construção de 132 unidades habitacionais, o qual prontamente foi atendido pelo Governador. Ainda na ocasião, o Prefeito Flávio, aproveitou a oportunidade e solicitou a então 1ª Dama do RS, Míriam Gonçalves de Sousa, a construção de uma creche para atender os filhos dos trabalhadores que residiriam naquele bairro, foi ai que a 1ª Dama assinou o contrato para a construção da agora Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda. Assim nasceu o primeiro núcleo do Promorar no interior do estado e a 1ªCreche de Giruá.

Para o ex-prefeito e coordenador do Projeto Mãos Dadas, Flávio Weschenfelder, é uma honra voltar ao bairro após muitos anos para trazer vida, esperança e motivação para as famílias que ali residem. “É uma simples ação que visa dar vida aos bairros, através de espaços de convivência, parquinhos infantis, espaços para e esporte e revitalização de ruas, cordões e salões comunitários”, ressaltou Flávio.

Uma gestão transparente e próxima do povo

Próximo a pracinha e ao novo salão comunitário do Bairro Promorar, aconteceu de maneira inédita a transmissão de cargo do Prefeito em exercício Antonio Carlos Dalla Costa para o Prefeito Ruben Weimer, que estava gozando de sua licença nojo. A ata lavrada pela Secretária de Administração Saveni Pazini é um ato simbólico, de procedimentos burocráticos que ficavam restritos ao gabinete do Prefeito e agora, acontece ao ar livre em um bairro do nosso município, próximo do povo.