Em reunião, Executivo Municipal e Sindicato dos Servidores, acordam importantes decisões

Reposição salarial, fim do turno único e consignados foram as principais pautas

Na manhã da terça-feira, 20 de abril, o prefeito Ruben Weimer e o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda em reunião com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Luciano Alves Machado, integrantes da entidade e do Governo Municipal, definiram importantes ações em prol dos servidores do município.

Sobre a questão da reposição salarial, o prefeito se posiciona totalmente favorável à concessão, entretanto, precisa haver uma definição do entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca da matéria (LC 173/2020 – reposição/reajuste), pois em recente medida cautelar, o município de Canoas/RS teve que suspender a concessão de aumento aos servidores daquele município.

Em comum acordo entre Executivo Municipal e representante da classe, foi acordado que o horário de expediente nos turnos manhã e tarde nas repartições públicas municipais voltará ao normal a partir do dia 1º de maio, independente da classificação de bandeira no distanciamento controlado. Antes mesmo deste prazo, o fim do turno único, poderá ser antecipado para a próxima segunda-feira, 26 de abril, caso o governo do estado institua a bandeira vermelha, em sua decisão prevista para a próxima sexta-feira, dia 23.

Outra ação de apoio ao servidor, a qual previamente já havia sido acordada entre prefeito e sindicato, se trata sobre a antecipação do 13º salário. O Governo Municipal enviará nos próximos dias para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que visa promover a antecipação da metade do 13º salário para o dia 31 de maio. Com esta ação, mais de R$ 1,5 milhão serão antecipados aos servidores ativos e aposentados, oportunizando o fomento junto ao comércio local. Para finalizar, o chefe do Executivo Municipal informou aos presentes, que está adequando as normas vigentes, para que o município de Giruá possa oportunizar o aumento no percentual para consignados, que passarão dos atuais 30% para 35%.