Ato público de conscientização e prevenção à Covid-19

Autoridades, entidades e lideranças unidas no combate à pandemia

Perante o cenário do constante aumento de casos de Covid-19 em Giruá, o Governo Municipal juntamente com a Câmara de Vereadores realizou na quinta-feira, 27 de maio, um ato público para alertar a população giruaense sobre o complexo momento em que o município e região vivenciam.

Além do Executivo e Legislativo Municipal, a mesa dos trabalhos foi formada pelos representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Na oportunidade a coordenadora do Comitê Gestor de Enfrentamento ao novo Coronavírus, enfermeira Fernanda Giaretta, apresentou o alto grau de contaminação em Giruá, a utilização de leitos hospitalares da região, enfatizando a ocupação de 100% dos leitos de UTI no Abosco de Santa Rosa, com capacidade total de 35 leitos. A coordenadora do centro de imunização, Eliana Fungueto elencou a situação vacinal no município, onde 5.259 receberam a 1ª dose e 2.564 receberam a 2ª dose, ainda sendo um percentual relativamente baixo.

A juíza Camila Celegatto Cortello Escanuela e a promotora de justiça Ecléia Silvani Deuschle, chamam a atenção da população, especialmente aos “isolados” pela equipe sentinela da Secretaria Municipal de Saúde, que se flagrados em livre circulação poderão ser autuados e enquadrados no artigo 268 do Código Penal. Para ambas, o momento é de união, respeito e reciprocidade entre as pessoas.

O prefeito Ruben Weimer dirigiu-se à comunidade giruaense, através dos presentes e também pela TV Câmara, onde enfatizou sua preocupação com a ocupação hospitalar e pede através desta mobilização, que cada cidadão possa tomar consciência e ajudar a salvar vidas, respeitando ao máximo as normas do distanciamento social e cumprindo a etiqueta respiratória.

Ficam os agradecimentos ao padre Marcos Bialozor pela mensagem final em nome das comunidades religiosas presentes, bem como para as demais autoridades que compuseram a mesa dos trabalhos: presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Fernando Copetti Desbesell, delegado de Polícia Civil, Rodrigo  Bozzetto, comandante da Brigada Militar, tenente Vagner Aires Flores e o comandante interino do Corpo de Bombeiros, sargento Gelson Rodrigo Miranda John.

Evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores, na quinta-feira, 27 de maio de 2021. https://youtu.be/WJov3DfOMmY