Governo municipal e Embrapa assinam acordo de cooperação

A Embrapa Clima Temperado, que possui sede em Pelotas/RS, esteve presente na 9ª Festa Internacional do Butiá. A entidade esteve representada no município pelo chefe-geral Clenio Pillon, pela bióloga e pesquisadora Rosa Lia Barbieri, o agrônomo Alberi Noronha, e pela equipe de pesquisadores integrada por Enio Sosinski, Claudete Mistura, Marene March e Ana Paula Noronha. Essa equipe apresentou ao público que visitou o Espaço Embrapa os trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o butiá em nível de estado e região.

Em ato oficial ocorrido no sábado (7), no Centro de Eventos Erminio e Lair Duarte, no Parque de Exposições Olmiro Callai, a Embrapa e o Governo Municipal de Giruá assinaram Termo de Cooperação, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações de pesquisa e transferência de tecnologias referente ao butiá. Esse termo possibilitará avanços na preservação e cultivo da espécie, bem como, auxiliará o grupo de artesões e as famílias que trabalham com a gastronomia da fruta, a manter e preservar os butiazais para que as atividades permaneçam constantes no município.

Ainda neste mesmo ato, a Embrapa realizou a entrega de um veículo para o Núcleo Avançado de Pesquisa. Esse núcleo, criado em 2009, atua visando o desenvolvimento de ações, pesquisa e transferência de tecnologia e atenderá a região. Este veículo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Elvino Bohn Gass.

A Embrapa Clima Temperado ainda fez a entrega ao Prefeito Fabiam Thomas de uma série de artigos e livros que tratam especificamente sobre o manejo para o extrativismo sustentável do butiá e também o manual de boas práticas para sua conservação.

Redação: Wilson Bonfanti

Revisão: Josefina Toniolo