De onde vem nossa merenda escolar?

Esse foi o tema que motivou a visita dos alunos do 9º Ano da rede Municipal de Ensino nas agroindústrias giruaense

Aconteceu nesta quarta-feira, 30 de agosto, mais uma importante atividade dentro da programação da 1ª Semana da Agricultura Familiar, o “Intercambio de Conhecimento – de onde vem a nossa merenda escolar?”. Promovido pelo Governo Municipal através das Secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Gestão Financeira e Suprimentos e a Emater; o tour de hoje reuniu diretores, professores e alunos dos 9º Anos das escolas integrantes da Rede Municipal de Ensino, com proprietários de Agroindústrias do município, especialmente aqueles que são fornecedores do PNAE—Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os empreendedores das agroindústrias giruaenses que participaram da atividade, receberam em suas propriedades, a visitas dos alunos e explanaram sobre suas trajetórias, o trabalho realizado em suas propriedades, matéria-prima, manejo, processo e fabricação, além dos tipos de produtos que comercializam e fornecem para compor a merenda diária das escolas do município. Os alunos foram conduzidos com transporte escolar e estiveram visitando as Agroindústrias: Schuh, Progresso, Weschenfelder, Real Sabor Caseiro, Tolomini e Hortaliças Bela Vista. O passeio intitulado de “Aula no Ônibus” culminou com uma experimentação dos produtos que integram o seleto e nutritivo cardápio degustado pelos alunos giruaenses.

O encontro também foi palco para apresentar aos alunos o “Programa de Educação Fiscal e o Programa Nota Fiscal Gaúcha”, enfatizando a temática da responsabilidade fiscal, demonstrando aos alunos onde é aplicado parte dos tributos. Participaram ainda desse momento especial, o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, a secretária de Gestão Financeira e Suprimentos, Angelita Güllich Scherer, a vereadora Denise Weber, o supervisor regional da Emater, Rubens Wladimir Tesche, o chefe do escritório da Emater em Giruá, Charles Fernantes, a extensionista rural Helena Sandri Zaltron, a supervisora pedagógica Letícia Taborda, assessoria de imprensa e demais integrantes da equipe de Governo.