Casa da Família realiza atividade alusiva ao mês da mulher

Casa da Família realiza atividade alusiva ao mês da mulher

Casa da Família realiza atividade alusiva ao mês da mulher. Foi realizado no dia 25 de março um passeio integrativo com um grupo de mulheres que fazem parte dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Promoção Humana. As usuárias que participaram são o público-alvo da Política Municipal de Assistência Social que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

O grupo é uma ação continuada do "Programa Giruá Sem Miséria", desenvolvido por esta secretaria e que proporciona atividades de convivência e fortalecimento de vínculos. O passeio aconteceu no Quiosque do Passo, propriedade da família Matos, que gentilmente cedeu as instalações do mais novo cartão postal do município para que o grupo pudesse contemplar as belezas naturais giruaenses. A atividade foi acompanhada pela Senhora Primeira Dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Konzen Thomas, pela Psicóloga Cibele de Oliveira e a Assistente Social Letícia Dreilich, sua realização foi alusiva ao dia internacional da mulher. Mesmo que muitas delas já tenham participado de alguma atividade ocupacional, ressalta-se a importância do lazer como um entretenimento que ajuda a descarregar tensões, no resgate da motivação, trazendo relaxamento e bem-estar, contribuindo na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Estas vivências culturais também precisam acontecer dentro do âmbito familiar para estreitar os laços afetivos já que contribui com a comunicação e o relacionamento interpessoal. Neste momento, além da confraternização, onde foi oferecido um lanche e efetuada entrega de brindes, aproveitou-se para lembrar a origem do município de Giruá, que se deu naquele lugar. Foi realizada uma reflexão do papel da mulher no contexto atual e falado sobre inclusão social, valorização da mulher no mercado de trabalho, igualdade de oportunidades, autonomia, construção da cidadania, visando o empoderamento do sexo feminino. Estes temas já vêm sendo trabalhados durante os encontros semanais na Casa da Família - SMPH, com o grupo Mulheres Corajosas.

Nos nossos encontros lembramos que as mulheres, historicamente, foram discriminadas, sempre estiveram em segundo lugar no cenário familiar, social e profissional. E este contexto se deve ao regime patriarcal e machista, que culturalmente ainda deixa muitos reflexos. Mas apesar disso tudo, elas estão cada vez mais conquistando o seu espaço e o seu lugar na sociedade.

Neste mês em que se comemorou o dia internacional da mulher, destacamos a importância das conquistas já realizadas, dos novos espaços ocupados por elas, das mudanças que já aconteceram no mundo feminino, dos passos que já foram dados e construídos e do que ainda desejamos.
Hoje a mulher está mais atuante, lutando por ideais e na busca de uma vida mais plena e feliz. Nunca as mulheres foram tão protagonistas da sua história quanto agora, felizmente, elas estão cientes que caminhada é contínua e há muito ainda que conquistar.