LANÇADO O PROGRAMA 'CLUBE DE SUPERMÃES'

- Atividades físicas e terapêuticas serão oferecidas às comunidades do interior -

LANÇADO O PROGRAMA 'CLUBE DE SUPERMÃES'

O novo Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Humana foi lançado no dia 26 de junho, nas dependências do Centro Cultural Adelina Dias. Aproveitando a existência de clubes de mães organizados em muitas comunidades do interior do Município, foi pensada uma estratégia que valorizasse estes movimentos comunitários e ao mesmo tempo potencializasse as atividades já desenvolvidas tanto pela Secretaria quanto pelos próprios clubes.  Assim, surgiu o Programa Clube de Supermães, organizado a partir do Governo Municipal, e que iniciará os trabalhos em 18 comunidades do interior.

Os principais objetivos são a melhoria da qualidade de vida das moradoras do meio rural,  a própria valorização da permanência das famílias neste meio, e o fomento ao espírito comunitário. Dois eixos serão trabalhados com o público alvo, pelas colaboradoras Daiana Albring Muller (fisioterapeuta), e Ereni Beltrame (monitora):  cuidados com o corpo e com a mente.

O primeiro eixo, sob a responsabilidade da fisioterapeuta Daiane, contratada exclusivamente para o atendimento ao Programa, cuidará da saúde física das integrantes dos grupos. A proposta inicial de trabalho prevê trabalhos de alongamento, brincadeiras lúdicas, exercícios de relaxamento e fortalecimento muscular, e discussões e ações relativas a patologias como trombose, hérnia de disco, contratura muscular, escoliose, artrite, artrose, entorses, osteoporose, problemas com a coluna vertebral, dentre outras.

Objetivando os cuidados com a mente, diversas atividades terapêuticas estão previstas para o Clube das Supermães. Sob a responsabilidade da monitora da Promoção Humana/Casa da Família, Ereni Beltrame, a Nena, as integrantes dos grupos irão desenvolver atividades relativas ao artesanato.

O Programa foi concebido pelas colaboradoras da Secretaria de Promoção Humana/Casa da Família e pela Primeira Dama Carolina de Oliveira Konzen, e será executado pela Secretária Silvane Figueiredo, a qual, na companhia do Prefeito Municipal Fabiam Thomas e demais Secretários Municipais, apresentou o Programa a representantes de diversas comunidades interioranas. Silvane registra que " o Programa atende a uma reivindicação das senhoras residentes no meio rural, as quais eram gratas pelas atividades já desenvolvidas pela Secretaria mas desejavam mais, especificamente, palestras e ações voltadas para os cuidados com o corpo, prevenção contra doenças e envelhecimento precoce. Desta forma, surgiu o Clube de Supermães, com investimentos mensais superiores a R$ 5mil ".