GAP: um dos trabalhos inovadores da Casa da Família

O Grupo de Apoio Psicossocial a Criança e ao Adolescente realiza aproximadamente 7 mil atendimentos anuais

O Grupo de Apoio Psicossocial a Criança e ao Adolescente, através de sua equipe multiprofissional, composta por duas psicólogas, duas assistentes sociais e uma psicopedagoga, presta aproximadamente 7 mil atendimentos anuais. O trabalho do GAP é voltado para pessoas em condições de risco e vulnerabilidade social, o que abarca conflitos com a lei, problemas com drogas, abandono, afastamento dos pais biológicos, maus tratos, abuso e violência sexual, má conduta psicossocial, atrasos no desenvolvimento, defasagens pedagógicas e transtornos emocionais.

As crianças e adolescentes podem ser encaminhados de várias formas: pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Escola, indicação médica ou demanda espontânea, que é quando a própria família pede ajuda para a Secretaria de Promoção Humana.

Através de agendamento prévio das atividades, atualmente mais de 150 crianças e adolescentes são atendidos por semana na Casa da Família. São realizadas avaliações e atendimentos clínicos, individuais e em grupos, reuniões e também encaminhamentos para a rede de apoio de casos mais graves que necessitam de tratamento médico.

Os beneficiários permanecem em acompanhamento até que a demanda pela qual foram encaminhados seja sanada. Semestralmente todos os casos são avaliados em reuniões com os profissionais envolvidos no tratamento, a intenção é perceber se houve evolução do quadro inicial, para que as altas ou encaminhamentos sejam efetivados.

Além desse trabalho, a equipe realiza visitação as famílias e as escolas, onde são realizadas palestras educacionais para os pais e avaliação do comportamento em grupo das crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

Para a coordenadora do GAP, Adriana Beck, o serviço prestado pela equipe tem o objetivo maior de garantir pleno direito nas áreas da saúde, educação e assistência social para esses pequenos giruaenses em condições de risco e vulnerabilidade. Ainda segundo ela, a partir desse contato com diferentes realidades, fica evidente a importância da família e de suas funções na constituição do sujeito e também da tarefa de acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças.

As atividades realizadas pelo GAP no município de Giruá são pioneiras e inovadoras, seu trabalho foi reconhecido com o Troféu Famurs 35 Anos, em 2011, uma das mais importantes graduações do Prêmio Gestor Público, com o qual já foi laureado 4 vezes, inclusive nesse ano, em que recebeu Menção Honrosa pela continuidade do programa. Mas, para a equipe e para o Governo Municipal, o maior reconhecimento está em perceber as transformações pessoais e sociais ocorridas com seus beneficiários e suas famílias.