Campanha de doação de sangue

A Secretaria Municipal de Saúde promove campanha de doação de sangue, nos dias 15, 23 e 29 de julho, junto ao hemocentro de Santa Rosa.

Esta ação visa suprir a demanda e consequentemente salvar vidas. Alem de ser uma ação solidária, a campanha engajada com a empresa Grilo Net, proporcionará a oportunidade aos doadores de concorrer duas camisetas oficiais da dupla grenal.

Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

Conforme a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

De acordo com as equipes de saúde, pessoas que receberam a vacina H1N1 devem esperar 48 horas para realizar a doação de sangue. Quem se vacinou contra a Covid-19 precisa se atentar aos prazos de cada imunizante. Pessoas vacinadas com a Coronavac/Butantã precisam esperar 48 horas para doar. Já para a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz é necessário esperar 07 dias para doar. No caso das vacinas Pfizer e Janssen o prazo de 07 dias de espera para efetivar a doação também deve ser respeitado.

Agendamentos ou mais informações, na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3361-2668.