Saúde avalia positivamente a 1ª semana do mutirão contra a dengue

Na quarta-feira (22), foi realizado o Dia "D" de combate ao mosquito, junto a Praça Aládio Ferreira.

Com o objetivo de evitar casos de dengue no município de Giruá, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Educação e Cultura, realizou uma série de ações durante a primeira semana do mutirão de prevenção contra a dengue, buscando erradicar os focos do mosquito transmissor no município e conscientizar a população dos riscos locais em razão do aumento de casos na região

.

As atividades foram concentradas nos bairros Seguer e Santa Rita. Um ciclo de palestras educativas envolveram professores, pais e alunos das Escolas Municipais São Pedro e Batista e do Colégio Evangélico Rui Barbosa.

Na quarta-feira (22), foi realizado o Dia “D” de combate ao mosquito, junto a Praça Aládio Ferreira. Pedágio educativo, sensibilização comunitária, mobilização dos agentes lotados na SMS, distribuição de material contendo dicas de como evitar o surgimento do mosquito, distribuição de sacolas de lixo para veículos, e repelentes para o público que participava da atividade, foram ações que merecem destaque. Um grande público participou ativamente do movimento, fazendo com  que a iniciativa atingisse plenamente seus objetivos.

A Secretária Raquelli Menin destaca que as atividades terão sequencia nas próximas semanas, de acordo com o cronograma estabelecido e divulgado, mas solicita que a comunidade seja ainda mais participativa e auxilie nesta obrigação cidadã que cada um possui para com a saúde pública, fazendo a vistoria semanal dos locais propícios a criadouros de mosquitos, relatando situações prejudiciais praticadas por vizinhos, e tomando todas as precauções necessárias para que possamos evitar a dengue em nosso município. Giruá, que foi notícia nacional pela incidência de centenas de casos em 2007, está há 7 anos sem dengue, graças a um trabalho planejado e inovador, e vem conseguindo ficar imune mesmo em meio a presença do mosquito e de casos autóctones em praticamente todos os municípios vizinhos ao longo dos últimos anos.