Encontro anual do COSEMS-RS reúne gestores e trabalhadores da saúde de todo o estado

A secretária municipal de Saúde Atiene Duarte está participando, na cidade de Bento Gonçalves, do 33º Congresso COSEMS-RS que acontece com o tema IntegraSUS- Fortalecendo a Integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho. O Congresso do COSEMS/RS é um encontro anual que reúne a trajetória e dedicação dos gestores e trabalhadores gaúchos do SUS para enaltecer e estabelecer ações que garantem melhorias e acesso universal ao sistema público de saúde do estado.

O congresso que está em andamento, coloca em discussão, diversas questões pertinentes para o desenvolvimento de uma saúde pública com qualidade para os cidadãos gaúchos. Uma das situações abordadas é a vasta e diversificada extensão territorial do estado, que torna evidente as diferentes realidades em termos de acesso aos serviços de saúde. Essa diversidade geográfica e demográfica traz consigo desafios específicos para a integração das redes de atenção, exigindo a implementação de estratégias eficientes e adequadas às particularidades de cada região dentro da política pública de saúde.

O encontro traz ainda, uma proposta inovadora que vai explorar a tecnologia e as inovações que contribuem para a integralidade do cuidado, discutindo as inovações no campo da saúde que visam a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a promoção de um cuidado mais efetivo, centrado nas necessidades da população pós-pandemia. Todo este espaço de discussão e construção objetivam o fortalecimento de um sistema de saúde mais justo, igualitário, moderno e eficiente.

O evento conta com a participação da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, além de secretários municipais de saúde, técnicos, gestores, profissionais da área de saúde, pesquisadores e demais interessados, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre os diferentes níveis governamentais e instituições. “A cooperação e a integração de todos são fundamentais para qualificar a saúde dentro dos territórios gauchescos.

Acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro melhor para a saúde pública no Rio Grande do Sul. As discussões e deliberações realizadas no congresso serão fundamentais para orientar políticas públicas efetivas, pautadas nos valores fundamentais do SUS, tais como universalidade, equidade, integralidade e participação social”, frisou a gestora estadual.