Giruá tem 5 casos ativos de Dengue confirmados


     Na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o vice-prefeito, Dari Paulo Prestes Taborda, reuniu-se com a secretária de Saúde, Atiene Correa Duarte e a enfermeira de Vigilância em Saúde, Fernanda Giaretta, tratando sobre as ações de combate à Dengue, momento em que o município de Giruá está com 5 casos ativos de Dengue confirmados.

     Nas condições climáticas atuais, com chuvas e temperaturas altas, amplia-se o pedido para que a população fique ainda mais atenta ao combate dos locais próprios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da doença. Para amenizar a proliferação do vetor, algumas medidas são essenciais, como: eliminar os criadouros do inseto, ou seja, não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, retirar “pratinhos” dos vasos das plantas, manter o lixo fechado e sempre deixar garrafas e outros recipientes virados para baixo.

     O trabalho de combate ao Aedes Egypti em Giruá, conta com a ação de 7 agentes comunitários de Endemia atuantes no momento, que fazem a orientação diretamente para proprietários de residências e empresas e ao identificar focos, realizam a dedetização dos locais.

    O período de incubação após a picada do mosquito contaminado é de 7 a 10 dias, por isso, a importância de a pessoa ficar atenta aos sinais e sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta para redobrar o cuidado com os idosos, especialmente pelo alto nível de desidratação em caso de ser contaminado pela doença. Em caso de suspeita, procure uma das unidades básicas de saúde.

 

 

Últimas Notícias sobre Saúde