20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Palestra marcou evento organizado pela SMS.

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 20 de novembro, palestra com o tema “A população negra no contexto da saúde: reflexões necessárias”, a qual foi ministrada pelo Professor Edenilson Freitas Rodrigues em parceria com a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) Santa Rosa, promovida em homenagem ao 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.

O 20 de novembro é data escolhida historicamente com o objetivo de reflexionar sobre a consciência negra na sociedade atual. Antigamente, esta data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, porém, desde a década de 60, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referencia à morte do Zumbi dos Palmares, em 1965.

A edição realizada na última segunda-feira (20), contou com a presença da Comunidade Quilombola de Giruá.