Novo Plano Diretor é entregue ao Legislativo Municipal

O Governo Municipal protocolou nesta última segunda feira, na Câmara de Vereadores, Projetos Lei sobre o novo Plano Diretor e leis complementares.

O Plano Diretor é considerado o instrumento básico da política urbana municipal, tornando-se obrigatório para os municípios com mais de 20.000 habitantes e recomendado para todos os outros. Por isso, na segunda-feira, 19 de agosto, o Governo Municipal apresentou para a apreciação do Legislativo um conjunto de projetos sobre o Plano Diretor e leis que o complementam.

O Governo Municipal interagiu com a comunidade e oportunizou à ela conhecer, analisar e opinar sobre o Plano Diretor. A culminância dessa série de encontros aconteceu com a apresentação do resultado final dos trabalhos à comunidade giruaense, pelos membros da Comissão, na 5ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no dia 13 de junho, no Auditório Municipal Regina Giovelli.

O Plano Diretor deve indicar as metas que o município busca a alcançar, explicar as estratégias e instrumentos para atingir os objetivos e oferecer os instrumentos necessários para que esses sejam cumpridos. Todo esse planejamento tem em vista o bem coletivo e o desenvolvimento sustentável das cidades.

Como Giruá vem recebendo um volume considerável de investimentos públicos e privados, decorrentes de parcerias firmadas entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, se fez necessária a elaboração de um Plano Diretor. Pois o cenário socioeconômico do município está mudando devido ao trabalho da atual Administração e por isso, mesmo não estando no rol das que possuem essa obrigatoriedade, esse planejamento teve de ser feito.

Pela importância desse assunto para o desenvolvimento do município, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas compareceu pessoalmente para entregar os projetos ao Presidente da Câmara de Vereadores Ernani Zagonel. Também participaram do ato, o Vice-Prefeito Elton Mentges, os Secretários Jarbas Cardoso e Cláudio Amaral e os Vereadores Cláudio Weschefelder, Alex Gomes, Mauricio Butzen, João Zimermann, Maria Prates, José Taborda, Maurílio Borges de Mattos, Ruben Weimer, Marelise Weschefelder e Aldir Scherer.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas agradeceu as pessoas que voluntariamente colaboraram porque, segundo ele, foram muitas contribuições, extremamente qualificadas. Em suas palavras: "A construção do novo Plano Diretor foi um verdadeiro aprendizado para toda equipe do Governo Municipal. São leis complexas, que regerão boa parte da vida comunitária giruaense. De público, em nome do Executivo, agradecemos a todas as pessoas, sobretudo os conceituados profissionais, que auxiliaram na construção do Plano. As diversas reuniões e audiências públicas comprovaram que Giruá construiu um Plano Diretor verdadeiramente participativo e por isso somos gratos à nossa comunidade. Agora, os debates devem ocorrer no Legislativo, onde certamente importantes contribuições deverão ser dadas, na busca de uma redação ideal ao nosso Plano. "