Conselheiros tutelares são empossados em ato oficial promovido pelo Governo Municipal

O Governo Municipal por meio da secretaria de Administração e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, na presença do prefeito Ruben Weimer, ato oficial de posse para os conselheiros tutelares eleitos no município para a gestão 2024/2028.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como principal missão zelar pelo cumprimento dos direitos infantojuvenis, atuando de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros tutelares são eleitos diretamente pela população e exercem um papel de extrema relevância na comunidade.

A seleção dos conselheiros tutelares é um processo criterioso e composto por muitas etapas. Para se habilitar para a eleição, realizada em outubro do ano passado, todos os membros tiveram de comprovar experiência na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de se submeter a uma prova de conhecimentos específicos, com exigência de pontuação mínima.

Mesmo após a eleição, os conselheiros eleitos seguiram passando por um ciclo de capacitações e orientações, para que possam iniciar os trabalhos, a partir desta quarta-feira (10/01), plenamente cientes de suas responsabilidades e incumbências.

O processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares, foi conduzido pelo Comdica, para um mandato de 4 anos, que compreende o período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028, aconteceu dia 01 de outubro de 2023 e elegeu o colegiado de 5 conselheiras e 3 suplentes, empossados na manhã de hoje, sendo:

Conselheiras Titulares:

Rosângela Nunes Bauer Cordeiro

Daiana Belmonte Pereira Ribeiro

Jerusa Costa da Luz Keller

Clarissa Duarte Thomas

Isolete Paula Gross

Suplentes:

1º suplente - Laerte de Souza Braz

2ª suplente - Rose Mari Preischadt

3ª suplente - Maria de Lourdes Panachuck

A solenidade de posse que aconteceu no gabinete municipal, contou também com a presença do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, da presidente do Legislativo giruaense, vereadora, Denise Weber, da secretária de Administração e vice-presidente do Comdica, Tanise Maciel Weschenfelder, da presidente do Comdica, dra. Tisa de Oliveira Ferreira, demais integrantes da equipe de governo, além de familiares, amigos e convidados que prestigiaram o ato.