Começam as atividades da 8ª Festa do Butiá

A abertura oficial da Festa aconteceu na noite de ontem, 13 de março

Começam as atividades da 8ª Festa do Butiá

A alegria e a expectativa de um grande evento marcaram a abertura oficial da 8ª edição da Festa do Butiá, que aconteceu na noite de ontem, 13 de março. Com a presença da comunidade giruaense, de representantes de entidades municipais e autoridades da região, o ato oficializou o início dessa festividade que é uma celebração a Giruá e suas riquezas. Um grande público de mais de 40 municípios, além de estados vizinhos e países do MERCOSUL é esperado para quatro dias de evento.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas ressaltou a característica de ser feita "por e para giruaenses" que a Festa possui. Em sua fala de abertura, afirmou: "a Festa é típica, original e bairrista, no bom sentido do termo, todos os expositores são do município e é aqui que a transformação do butiá em riqueza e beleza acontece. Por mais que recebemos contatos de interessados de vários lugares, escolhemos, em respeito aos nossos produtores, manter a Festa completamente giruaense.".

A Secretária de Educação e Cultura e Presidente da Comissão Organizadora, Fátima Ehlert, fez um breve resgate histórico do evento relembrando o ano de 2010 quando a realização da Festa do Butiá foi retomada. "Por sua grandeza, a Festa perpassa várias áreas da Administração Municipal, unindo todos em prol do evento. Nos dias de festividade, a Praça Aládio Ferreira fica mais colorida e alegre com a vinda do povo daqui e da região para momentos de harmonia e muito bom gosto.", concluiu a Secretária.

A cerimônia contou ainda com a apresentação artística de alunas da Escola Nicolau Leite e do 1º Peão Farroupilha, Bruno Camien. Aproveitando o ensejo da bela apresentação, o Prefeito Fabiam Thomas anunciou a resposta oficial ao pedido de apoio do CTG Querência Crioula para a 26ª edição do Entreveiro Cultural de Peões e Guris que acontecerá no município esse ano. O Governo Municipal garantiu apoio institucional, a cedência do Parque de Exposições Olmiro Callai e do Ginásio de Esportes Elias Saffi e também apoio para estrutura e locomoção dos participantes. Além disso, 20 mil reais serão repassados para a realização do evento, caracterizando mais um grande investimento em cultura no município.