Governo Municipal articula novo convênio para transporte

Governo Municipal e Assegir articulam novo convênio para auxílio-transporte universitário.

No dia 13 de março, o Prefeito Fabiam Thomas e a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, receberam a Diretoria da Associação dos Estudantes de Giruá - Assegir, para tratar de assuntos relativos ao transporte dos alunos matriculados em cursos técnicos e universitários, aos municípios da região. Na ocasião, o Presidente da Assegir, Maurício Lopes, realizou a entrega da relação dos estudantes, bem como, relatou a mobilização dos associados para a regularização da situação cadastral perante a Associação e o próprio trabalho voluntário prestado pela Diretoria.

Para o ano de 2014, houve um aumento no número de associados, o que acarreta uma dedicação maior para a atualização dos dados. Contudo, a Assegir reiterou a necessidade em contar novamente com os recursos do Governo Municipal para o auxílio no transporte escolar. "Existe a expectativa de um incremento extra, se confirmados os repasses do Programa Passe Livre, que é do Governo Estadual, mas é fundamental que se confirme para 2014 o apoio prestado pelo Governo Municipal desde o final do ano de 2010.", afirmou o Presidente Maurício Lopes.

No ato, a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, confirmou que já está prevista a continuidade do Programa para 2014 e que a meta agora é buscar pelo menos a garantia da aplicação dos mesmos R$ 139.800,00 que foram disponibilizados em 2013. Em comparação aos valores aplicados em 2011, por exemplo, o repasse já é R$ 40.000,00 maior, e esta condição somente é possível graças a economia e a priorização de programas como este.

Para o Prefeito Fabiam Thomas, mesmo que a educação infantil e o ensino fundamental sejam as obrigações legais do Município, diversos programas locais atestam que o foco da nossa gestão em educação é procurar suprir todas as carências existentes, e atuar no maior número de áreas possível. Em suas palavras: "Como exemplo, citamos as conquistas do IFET, dos demais cursos técnicos, do apoio às entidades que compõe a rede de educação, os seminários, as multifeiras do conhecimento, os programas dos agentes de educação, cidadania plena, férias em movimento, AABB comunidade, dentre muitos outros. Em Giruá, os estudantes universitários e técnicos pediam auxílio financeiro para o transporte, o que nos fez construir um programa especifico e formalizar convênios com a Associação. Em 2013, repassamos quase R$ 140.000,00, e para 2014 já estamos trabalhando para manter e quem sabe ampliar este repasse, em respeito a educação e aos estudantes de Giruá."