Dinâmica das Escolas de Educação Infantil em tempo integral

Tem o objetivo de garantir às crianças o acesso à educação e direitos de aprendizagens culturais, artísticos, científicos e tecnológicos

A dinâmica das Escolas de Educação Infantil em tempo integral

Com o objetivo de garantir às crianças de 0 a 5 anos de idade o acesso à educação e direitos de aprendizagens culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, o Governo Municipal, através da SMEC vem elaborando proposta pedagógica com foco no educar e no cuidar, a partir de um projeto de implantação do turno integral na Educação Infantil que teve início no ano de 2011.

Atualmente esse projeto contempla as quatro Escolas Municipais de Educação Infantil existentes no município, atendendo cerca de 300 crianças, nas turmas de Berçário A e B, Maternal 1 e 2, Jardim A e B.

A organização da proposta pedagógica prioriza o trabalho coletivo, com a organização dos materiais, espaços e tempos de acordo com a realidade de cada turma e instituição. O enfoque está no desenvolvimento de um processo educativo pautado no brincar, conduzindo ludicamente a criança para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social, levando em conta o objetivo da Educação Infantil que é promover o desenvolvimento integral das crianças.

Desde a chegada à escola, as crianças são envolvidas por uma rotina permeada por diversas atividades diárias, como: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, a pracinha, as brincadeiras, os jogos diversificados, o faz de conta, os jogos imitativos e motores, a exploração de materiais gráficos e plásticos, a contação de histórias. A diversidade dessas atividades envolvem as crianças e estimulam o desenvolvimento de suas habilidades e competências desde a primeira infância, garantindo assim seu desenvolvimento integral.