SDR faz manutenção de estradas, redes de água e agricultura

A Secretaria de Desenvolvimento Rural intensificou os trabalhos no interior do Município, nesta semana

SDR trabalha na manutenção de estradas, redes de água e apoio a agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) intensificou os trabalhos no interior do Município, nesta semana. Com abrangência maior após a unificação das Secretarias da Agricultura e do Interior, a SDR atua em várias frentes de trabalho, contando com as patrulhas agrícolas de conservação de estradas e de apoio ao produtor rural.

Ocorreu mais uma etapa da entrega de alevinos aos agricultores que realizaram as encomendas prévias. Nesta ação, a Secretaria atua como intermediária dos produtores que trabalham com a piscicultura, chegando a realizar até 5 etapas anuais.

O trabalho de conservação de estradas foi intenso nas localidades de Barra do Reginaldo, Rincão dos Rochas, Passo das Pedras (RS-15), no 'Travessão do Souza' e no Rincão Cascavel. Mesmo havendo desfalques do maquinário por problemas mecânicos, diminuindo significativamente a capacidade de trabalho, o rendimento foi garantido pela superação da equipe e pelo trabalho em finais de semana e após o horário normal de expediente.

No Rincão dos Beck e Rincão dos Carvalhos, houve a substituição de caixas de água, e foram ampliados e efetuados os reparos em redes de água do Rincão Maciel e Passo das Pedras.

Para o Secretário Juarez, é importante frisar que a malha viária rural do Município é uma das maiores do interior Rio Grande do Sul, e que a Secretaria conta com alguns equipamentos com muito tempo de uso e em número reduzido, em comparação a municípios do mesmo porte. Mesmo com as recentes aquisições do Governo Municipal, de uma 'draga', veículo de transporte, retroescavadeiras e caminhão, e após o recebimento de uma patrola, retroescavadeira e caminhão do Governo Federal, e com os sucessivos aumentos no orçamento, o correto é continuar investindo na área rural. Em comparação a um passado recente, nosso Parque de Máquinas e os valores a nossa disposição estão em situação privilegiada, mas ainda aquém das nossas necessidades. Com a continuidade da política de investimentos neste setor, os trabalhos irão avançar ainda mais, e o Prefeito Fabiam já nos garantiu que este processo terá sequência em 2014 e até o final de seu mandato, encerra o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero.