Iniciado Programa de Descentralização do Governo

Nessa sexta-feira, 27 de setembro, o Governo Municipal de Giruá deu início ao seu Programa de Descentralização. O objetivo é aproximar a Administração Pública da comunidade levando os serviços das Secretarias para os bairros e para o interior do município. Essa iniciativa pretende atender de melhor forma os cidadãos que, por algum motivo, não tem condições de buscar os serviços prestados pela gestão e ainda ouvir as reivindicações de cada local.
Essa primeira etapa aconteceu no Salão da Comunidade São Luiz do bairro Hortêncio e abrangeu também os bairros Morada do Sol, Seger e Primavera. Foram montados estandes para as 10 Secretarias e vários serviços foram prestados. Houve a possibilidade de fazer pedidos de documentos e informações, checar pressão e glicose, melhorar a aparência com o salão de beleza comunitário e conhecer melhor o funcionamento de cada setor. A Secretaria de Obras intensificou os trabalhos no bairro, fazendo limpeza das ruas, recolhimento de entulhos e dando início ao muro que separa o cemitério do recém-inaugurado Posto de Saúde. Os outros bairros que participaram da descentralização receberão esses serviços ao longo do mês de outubro.
A tarde também foi de descontração, crianças e jovens tiveram brinquedos e cama elástica a sua disposição. Além disso, as escolas João XXIII e Alfredo Saffi apresentaram números artísticos aos alunos das EMEis que estavam presentes. Um dos pontos altos das apresentações foi o pequeno João que declamou uma poesia gaúcha com toda pompa e circunstância. Prefeito e Vice visitaram as obras em andamento, participaram de atividades, prestaram atendimento ao público e assistiram as aulas do Programa de Erradicação do Analfabetismo - Cidadania Plena.
Recebidos pelo Presidente da Comunidade, Moacir Marchi, todos os Secretários Municipais estavam presentes, assim como vários vereadores, o Prefeito Fabiam Thomas e o Vice Elton Mentges, que estava ali também como Secretário Geral de Governo. Em sua fala salientou que esse é um momento de construção, relação e aprofundamento daquilo que está bom mas poderá ficar melhor. Em suas palavras: "estamos aqui construindo essa experiência inovadora, podemos errar, mas só erra quem está tentando fazer algo novo e melhorado.
Importantes investimentos foram anunciados na abertura oficial do Programa, entre eles, uma nova e maior Unidade Básica de Saúde, que contará com investimento de 400 mil reais, no bairro Hortêncio. A Secretaria de Saúde foi autorizada a desenvolver o projeto, no prazo de 60 dias, e remeter ao Gabinete. A estratégia é contar com um PSF padrão, com médicos e dentistas atendendo diariamente. Também foram anunciadas obras de calçamento na Rua Alecrim, do bairro Morada do Sol, e de asfaltamento da Rua Alcides Pilau e da Rua 3 de outubro, do Bairro Hortêncio. Uma academia de saúde e nova Praça Infantil foram também anunciadas, e autorizações para início de obras no Bairro foram entregues aos Secretários Municipais.
O Prefeito Municipal Fabiam Thomas salientou que o objetivo do Programa é encontrar a comunidade e prestar serviços e não anunciar investimentos. Porém, se disse feliz de poder fazer esses anúncios, pois são eles que demonstram o empenho do Governo Municipal para com as comunidades.
Para o Prefeito Fabiam esse é apenas o começo de um Programa que deve ser levado adiante. Reafirmou isso quando expôs: "reunimos todas as forças que nós temos para passar o dia em cada bairro e em cada comunidade do interior. São 17 bairros e mais de 50 comunidades interioranas, mas se conseguirmos nesses 40 meses que ainda temos de mandato passar pelo menos 2 vezes em cada localidade estaremos muito felizes."