Novo poço artesiano é inaugurado em Giruá

Por meio de uma parceria entre Governo Municipal e a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), mais um poço artesiano foi inaugurado na cidade de Giruá na manhã da segunda-feira (5). Localizado na rua Athayde Pacheco Martins, no Bairro Leimann, próximo as obras da nova Proinfância, esse é o 11º poço em atividade no município e, sozinho, teria capacidade de captar cerca de 50 por cento da água necessária para a comunidade giruaense.

Construído em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal, o poço possui um nível elástico de 17,7 metros e dinâmico de 19,9 metros, sendo que sua vazão é de 50 metros cúbicos por hora o que totaliza 900 metros cúbicos por dia. A profundidade no poço, nomeado G1 16, é de 30 metros, de modo que a profundidade total chega a 102 metros, com um tempo máximo de bombeamento de 18 horas.

No ato de inauguração realizado na manhã do dia 5, a Corsan também oficializou a entrega de 10 mil metros de canos para que o Governo Municipal continue suas atividades do Programa “Água para Todos”. Esse material, cujo valor gira em torno de 50 mil reais, é a primeira parte de um total de 32 mil metros que foram firmados em contrato com a entidade e o executivo municipal no início do ano passado.

Segundo o Superintendente Regional, João Corim da Rosa, o contrato celebrado com Giruá representa um ganho para o sistema de abastecimento de água no município e, por meio de boas estratégias criadas, possibilitará levar água também para o interior. Garantiu ainda que será dado prosseguimento aos trabalhos para que todas as cláusulas sejam cumpridas.

Essa renovação contratual para mais 25 anos de serviço aconteceu no aniversário de 59 anos de Giruá e trouxe benefícios inovadores relacionados à água e ao esgoto para a comunidade local. O Prefeito Fabiam Thomas explicou que são 18 pontos extras, além das características básicas do contrato, que preveem investimentos de 40 milhões nas próximas duas décadas.

O Prefeito afirmou que a entrega desse material fortalece a parceria existente e irá colaborar para zerar o deficit histórico de falta de água no interior. Para ele, o município está colhendo os frutos de um trabalho de dois anos em torno desse projeto de contrato que se tornou muito positivo e referência regional.

Nesse sentido, Fabiam externou seu respeito e gratidão pela equipe da Corsan, principalmente pela Gerente Local Sara Grassel e pelo Superintendente Regional, João Corim da Rosa, que lutaram com o Executivo Municipal para que o melhor acordo fosse pensado para Giruá e também pelo trabalho que vêm realizando para a cidade.

O ato foi acompanhado pelos Secretários Municipais, Vereadores, Imprensa e Servidores da Corsan e contou também com a entrega ao Prefeito da prestação de contas regional da Companhia, abertura oficial dos registros do novo poço e brinde com a água servida pela Companhia.