Assembleia da FAMURS reúne 350 Prefeitos, Governador e Ministros

Prefeito Fabiam participou de Assembleia da FAMURS que reuniu 350 Prefeitos, Governador e Ministros


 

Foi exitosa a Assembleia de Verão da Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS, que aconteceu nos últimos três dias em Capão da Canoa e reuniu mais de 350 prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores e servidores públicos. Essa avaliação foi verificada pela entidade que representa os interesses do municipalismo gaúcho, reconhecida nacionalmente pelo protagonismo e pelos resultados obtidos em prol dos municípios do Rio Grande do Sul.

 

O Prefeito Fabiam Thomas, que também é um dos vice-presidentes da FAMURS, participou de mais esta edição da Assembleia e levou ao conhecimento de todos a preocupação com a crise gerada com a greve dos caminhoneiros. Salientou ainda a grande e pacifica mobilização ocorrida em Giruá, reunindo milhares de pessoas e centenas de veículos de carga e coletivos em prol dessa causa.

 

Outra questão abordada pelo Prefeito Fabiam na ocasião foi a ausência de objetividade com relação ao Programa Pro-Transporte (PAC 2). “Somente as taxas pagas pelos municípios gaúchos chegam a R$ 1 milhão, muitos Prefeitos se obrigaram a contratar engenheiros e arquitetos para organizar e qualificar os projetos, além do fato de ter sido gerada grande expectativa nas comunidades. Considerando isso, e o fato de toda a documentação técnica ter sido processada e aprovada pela Caixa, não há razão para esta lacuna de informações acerca do prosseguimento do projeto. Com toda a certeza, caso se materialize a remota hipótese do cancelamento por parte do Governo Federal, muitos municípios levarão o caso ao Poder Judiciário, o que seria negativamente inédito.”, ponderou Fabiam.

 

As autoridades presentes na Assembleia ainda defenderam a revisão do pacto federativo como solução para a crise dos municípios. O motivo dessa crise é o subfinanciamento de programas federais, principalmente, nas áreas de saúde e educação. Além dos já citados, participaram da programação o Governador do Estado, Ministros de Estado e do TCU, Secretários Estaduais, Parlamentares, entre outras autoridades e especialistas.