Emoção e apresentação de metas marcam a abertura oficial da Festa do Butiá

Emoção e apresentação de metas marcam a abertura oficial da 9ª Festa do Butiá

A 9ª Festa do Butiá que vem acontecendo desde quinta-feira (5) e se estende até o domingo (8) reúne milhares de pessoas de Giruá e região que buscam conhecer e desfrutar dos artesanatos e gastronomia feitos tendo a fruta como base que são apresentados na oportunidade. A abertura oficial foi realizada na sexta-feira (6) e contou com a presença de diversas autoridades e da comunidade.

Em sua fala de abertura, o Prefeito Fabiam Thomas reafirmou a importância desse evento para o município: “Tem um sentido diferente organizar a Festa do Butiá, porque o butiá significa nossa própria história, nossa origem e nossa razão de existir, por isso essa Festa é tão especial para a comunidade de Giruá.” Diante disso, expôs a todos, as intenções do Governo Municipal com sua realização: “Quando pensamos na retomada da Festa do Butiá assumimos o compromisso perante a comunidade de transformá-la em um grande evento. Não teria sentido retomar essa Festa, que é um símbolo da nossa cultura, com menos peso e com menos incentivo do que está sendo feito agora. Nessa nova proposta estabelecemos metas bem definidas das quais não iremos nos distanciar.”

As metas, citadas pelo Prefeito, giram em torno da preocupação com a cultura, a preservação da fruta e a gratuidade. Para ele, as apresentações artísticas devem trazer amostras das culturas do mundo e locais para a população giruaense, uma forma de realizar isso são os shows das etnias que já se tornaram tradição na Festa. Reunir apenas expositores que trabalhem e transformem o butiá com responsabilidade e de forma sustentável é outra das preocupações da equipe organizadora. E, por último, conceder entrada franca para que todos tenham acesso à riqueza cultural apresentada nessa ocasião, inclusive, disponibilizando transporte gratuito da cidade ao Parque.

Num segundo momento, dedicou essa edição à memória de Enriqueta Callai, esposa do ex-prefeito Olmiro Callai, falecida na semana do evento, pela importância do trabalho prestado por essa família ao município.

Fabiam, além disso, agradeceu aos representantes da Argentina e do Uruguai pela participação e parceria desses dois países que possuem uma história e cultura tão parecidas com a brasileira. “Se o que nos une é o butiá, se o que nos une é o respeito ao butiazeiro, que bom que isso está acontecendo em Giruá. Se vocês vêm aqui observar a forma com que os giruaenses manejam e criam com o butiá responsavelmente, observamos o exemplo de vocês de como se preserva essa riqueza. Se não fossem eventos e iniciativas como essa, o butiá seria apenas uma lembrança na memória dos mais antigos.” concluiu o Prefeito.

Já a Secretaria de Educação e Cultura e Presidente da Festa, Fátima Ehlert, explicou que a mudança de local para o Parque de Exposições deve ser compreendida como a escolha por um lugar privilegiado que conta com toda a estrutura necessária para o evento. Agradeceu ainda aos 94 expositores pela confiança, colaboração e auto-organização, garantindo que essa articulação faz com que a Festa do Butiá seja leve e de fácil organização, já que acaba por tomar forma naturalmente tendo em vista a dedicação de todos.

O Vice-Prefeito Elton Mentges, os Secretários Municipais e Vereadores acompanharam a cerimônia, que também contou com a presença da Promotora de Justiça Marina Lameira e do Sargento Vagner, representando as autoridades militares.

Os prefeitos Renê Nedel, de Cerro Largo, e Rosane Garbia, de Sete de Setembro, compareceram, da mesma forma, em nome dos municípios da região. O ato contou ainda com o prestígio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, representada pelos Deputados Estaduais Eduardo Loureiro e Aloísio Classmann.

A Festa do Butiá é uma realização do Governo Municipal e conta com patrocínio da Câmara Municipal de Vereadores e da Corsan e apoio do Colinas Hotel e do SESC - Santo Ângelo.

Redação: Josefina Toniolo

Imagem: Wilson Bonfanti