Conselho Municipal de Educação discute PNE e PME

O Conselho Municipal de Educação, sob a presidência da diretora Sílvia Maria Copetti Calegaro, reuniu-se para reunião ordinária na manhã do dia 11 de março, às 8h30min, nas dependências do Auditório Municipal Regina Giovelli, onde foram tratados assuntos relacionados ao PNE - Plano Nacional de Educação visando à preparação para a  elaboração do PME – Plano Municipal de Educação.

Na oportunidade a assessora da SMEC e assessora técnica deste Conselho, Ana Cristina C. Duarte,  explanou um histórico dos Planos Nacionais de Educação, bem como sobre a Lei Nº13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências, expondo de forma sintetizada sobre as metas, estratégias e prazos desse Plano.

Na sequência, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, prof.ª Fátima Ehlert,  destacou a importância da participação de todos os presentes durante as discussões e demais trabalhos relacionados ao PME, bem como o papel de cada um na mobilização da sociedade, considerando que o PME deverá prever metas para a educação, no território do município, por um período de 10 anos, garantindo aos munícipes o cumprimento das diretrizes nacionais, tais como: a erradicação do analfabetismo, a valorização dos profissionais da educação, a gestão democrática das escolas públicas, o financiamento da educação, formação para o trabalho e para a cidadania, bem como a melhoria da qualidade da educação dentre outras.

Também fizeram-se presentes, a convite, os membros da Comissão Organizadora do Plano Municipal de Educação, os quais foram empossados em ato do Governo Municipal,  realizado no dia 12 de março, às 13h30min no Gabinete Municipal.