Alunos das Escolas de Educação Infantil receberão fortificação na merenda

Alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil receberão fortificação na merenda escolar

O Governo Municipal, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Educação e Cultura e Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa Saúde na Escola, deu início à Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS, lançada oficialmente em março de 2015, pelo Ministério da Saúde, consiste na adição direta de nutrientes à alimentação oferecida às crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses em creches, através de um sachê de micronutrientes que será adicionado na principal refeição servida aos alunos nas escolas.

Esta ação já vem sendo implantada em diversos municípios brasileiros e nasceu a partir da prioridade de cuidado integral à saúde das crianças de zero a seis anos estabelecida pela Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria. Implantada inicialmente nas creches participantes do Programa Saúde na Escola, a iniciativa tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle da anemia e outras carências nutricionais específicas na infância.

A estratégia envolve diversas ações intersetoriais, as quais são coordenadas pelo GTI Municipal, composto por representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Cultura. A partir do mês de março o GTI municipal realizou reunião com as diretoras das escolas  envolvidas e merendeiras. No dia 10 de março foi realizada reunião com os pais do alunos, momento em que a nutricionista Ivete Maria Kreutz, Coordenadora Regional da Política de Alimentação e Nutrição da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde explanou aos pais os objetivos da estratégia. Na sexta-feira, dia 13 de março, as escolas receberam as caixas contendo os sachê de suplementos que serão utilizados a partir do dia 16 de março. Esta ação conta tem o consentimento dos pais e no momento serão um total de 138 crianças beneficiadas.