SMEC reune Diretoras das Escolas Municipais e Agentes de Educação

Início da 5ª Edição do Programa

SMEC REÚNE DIRETORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E AGENTES DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA

No último dia 17, a SMEC reuniu as diretoras das escolas municipais e os Agentes de Educação e Cidadania para dar início a 5ª edição do programa, que visa diagnosticar a situação familiar e escolar de cada aluno da Rede Municipal de Ensino, para através do reforço escolar domiciliar e encaminhamento a serviços especializados melhorar a aprendizagem, além de diagnosticar e combater o abandono escolar, bem como fortalecer a rede de apoio à criança e ao adolescente, através do levantamento de demanda e de amplo diálogo com os demais órgãos de proteção.

A Secretária de Educação Fátima Ehlert fez uma breve retomada das ações desenvolvidas nas edições anteriores e destacou a importância deste trabalho para a articulação família e escola, oportunidade em que os presentes puderam interagir enriquecendo as discussões com relatos de experiências. Num segundo momento foram repassadas as novas demandas e orientações para o ano de 2015, salientando que o programa que têm como foco o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas até o momento. Também salientou a importância de um trabalho articulado com toda a rede de proteção à escola, lembrando que a partir da aproximação com a comunidade escolar é possível construirmos ações pautadas na realidade e planejadas de forma diferenciada e efetiva.

Após, o grupo construiu uma agenda de trabalho que prioriza as aulas de reforço escolar com enfoque na alfabetização, no letramento, no aperfeiçoamento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, além das visitas domiciliares e dos encaminhamentos às autoridades e entidades constituídas, a fim de garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos.

Redação: Ana Cristina Duarte

Fotos: Wilson R. Bonfanti