Acesso asfáltico Giruá - Senador Salgado Filho, foi tratado com o novo Secr

Secretário dos Transportes solicitou documento com a situação de cada um dos municípios

Acesso asfáltico Giruá - Senador Salgado Filho, foi tratado com o novo Secretário de Transportes

Em audiência com prefeitos missioneiros, secretário dos Transportes solicitou documento com a situação de cada um dos municípios, e garantiu que todos os entraves serão publicitados

A mobilização dos prefeitos e o peso político da Associação dos Municípios das Missões (AMM) está sendo determinante para que as obras da região possam ser viabilizadas. Com esta convicção, durante reunião realizada na manhã de quarta-feira (25/03), em Porto Alegre, o secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, franqueou o acesso à Secretaria para os gestores municipais da AMM. "O secretário nos deu permissão para participarmos ativamente da gestão de monitoramento dos serviços de infraestrutura logística. Ele deixou bem claro que a representatividade da Associação exerce papel fundamental para que as obras na região missioneira sejam retomadas, bem como o cronograma de conclusão das mesmas", relatou o presidente da Associação, Angelo Fabiam Duarte Thomas.

Embora tenha sido uma reunião de âmbito geral, em que o secretário estadual não especificou particularidade de nenhum dos trechos da região das Missões, ele assegurou que todos serão tratados individualmente e que os entraves serão publicitados aos municípios, tornando absolutamente transparente a gestão destas pautas. As prefeituras serão informadas sobre todas as etapas dos processos. Se as obras foram retomadas, se tiveram sua contratação suspensa, e assim por diante.

Próximos passos

O secretário solicitou que cada município encaminhasse um ofício sobre o estágio das obras, registrando a importância da continuidade ou início dos trabalhos, dependendo de cada situação. Para este fim, está sendo redigido pela AMM um documento com orientações para produção deste relatório, que deverá ser repassado às prefeituras ainda hoje.

A Associação está auxiliando na elaboração da padronização dos pedidos para que eles contenham os itens mínimos requisitados, e sejam enviados ainda nesta semana ao secretário Pedro. "Além de mantermos o caráter de pauta regionalizada, garantiremos agilidade e que todos tenham tramitação igualitária dentro da Secretaria Estadual dos Transportes e Mobilidade", explicou o dirigente da AMM e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas.

Estágio das obras

Dos cinco municípios missioneiros que não possuem acesso asfáltico, somente em Eugênio de Castro estão tendo continuidade os serviços de pavimentação. Nas entradas de Ubiretama e Rolador as obras estão paradas. Ainda pior, é a situação de Garruchos e Pirapó, onde sequer as obras foram iniciadas. Não é diferente as condições de rodovias missioneiras, que necessitam de reparações urgentes, aguardadas há muitos anos. Por isso, a soma de esforços dos gestores municipais da AMM e outras lideranças regionais vai persistir, na confiança de que o atual governo do Estado ajude a região.

Bastante preocupado com as condições em que se encontram as estradas de acesso ao município e o total abandono das obras da ERS 165, que tem afetado vários setores de atendimento à população, o prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, ressaltou: "apesar do secretário reconhecer que enquanto o Estado estiver sem recursos, vai ser difícil viabilizar obras de infraestrutura logística, inclusive na região das Missões, vamos permanecer unidos nesta luta, pois só assim conseguiremos conquistar avanços", pontuou Peixoto, que é o representante da AMM na Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico.

Prefeito de Ubiretama, Celso Wiede participou da audiência e fez uma análise positiva sobre o resultado do encontro. "O secretário Westphalen, depois de receber o documento e se inteirar sobre a situação dos nossos municípios, vai agendar conosco uma reunião individual para avaliar a melhor solução. Isso nos deixa otimistas", observou.

Representação política

Integraram a comitiva missioneira o presidente da AMM e prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas; o deputado estadual Eduardo Loureiro; os prefeitos de Bosoroca, Ardi Jaeger; Cerro Largo, René Nedel; Entre-Ijuís, José Paulo Meneghine; Eugênio de Castro, Roberto Bruinsma; Santo Ângelo, Valdir Andres; São Nicolau, Benone de Oliveira; Rolador, Paulo Peixoto; São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo; Ubiretama, Celso Wiede, além de secretários municipais, vereadores e demais lideranças das Missões. Representantes de outras regiões também participaram da audiência com o secretário estadual dos Transportes e Mobilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Fotos: João Silvestre