LAUDOS TÉCNICOS ATESTAM POTABILIDADE DA ÁGUA EM BARRA DAS TUNAS

O Executivo investiu cerca de R$ 5mil no controle do presente caso

LAUDOS TECNICOS ATESTA POTABILIDADE DA ÁGUA EM POÇO ARTESIANO DE BARRA DAS TUNAS

Uma importante reunião foi realizada na tarde de 07 de abril, no Gabinete do Prefeito Municipal Fabiam Thomas.  Representantes da Comunidade, da Associação da rede de água, do Círculo de Pais e Mestres e da Direção da Escola Basílio da Gama, reuniram-se com o Prefeito Fabiam e com o Vice-Prefeito Elton Mentges, para avaliarem o último laudo técnico de análise da qualidade da água do sistema de abastecimento comunitário de Barra das Tunas. A audiência teve a presença da Presidenta do Legislativo  vereadora Marelise Weschenfelder, e também foi aberta a participação do Ministério Público.

A saber, um lamentável episódio ocorreu há cerca de quatro meses, na localidade.  Segundo registro formalizado perante as autoridades responsáveis, um produtor rural teria contribuído para que resíduos químicos fossem depositados no solo, nas proximidades do poço artesiano, e parte do agrotóxico teria escoado para dentro do sistema de abastecimento de água da comunidade.

O processo ainda está tramitando, e certamente a melhor e mais justa solução será dada ao caso, por parte do Ministério Público e do Poder Judiciário; e tão logo os procedimentos iniciais foram levados a efeito, o Executivo local, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, passou a trabalhar na investigação de uma possível ameaça a potabilidade da água.  Inicialmente, um estudo técnico foi elaborado pela CORSAN, o qual atestou a potabilidade da água; porém, este estudo não abrangia a presença de produtos químicos.  Mantendo o poço lacrado, a SMDR encaminhou a contratação de empresa especializada na detecção de agrotóxicos, a qual realizou testes durante 20 dias, e confirmou a potabilidade da água, listando todos os componentes químicos, a respectiva proporção dos mesmos na água, e a ausência de risco quanto a contaminação.  Estes resultados não afastam a infiltração dos liquidos na água, ocorrendo, por certo, a diluição no próprio lençol freático, ou outros fatores semelhantes. Segura, no entanto, de acordo com o laudo, a potabilidade da água. E mesmo assim, antes da reabertura do poço, uma limpeza completa sera efetuada na rede de abastecimento.

O Executivo investiu cerca de R$ 5mil no controle do presente caso, e manifesta a sua gratidão, pela seriedade na condução dos encaminhamentos, ao Presidente da Comunidade, da Associação, do CPM, e da Direção da Escola.

Fotos: Maurício Lopes