GIRUÁ REALIZA MUTIRÃO PREVENTIVO DE COMBATE A DENGUE

Recordista de casos em 2007, município está há 8 anos sem incidência da doença

GIRUÁ REALIZA MUTIRÃO PREVENTIVO DE COMBATE A DENGUE

- Recordista de casos em 2007, município está há 8 anos sem incidência da doença -

A Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta semana, ira ampliar ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Com a participação efetiva dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde, e do apoio das secretarias de Educação e de Obras, inicia-se o mutirão preventivo de combate a dengue, que transcorrerá durante 30 dias. O ato foi lançado na tarde do dia 13 de abril, no Gabinete do Prefeito Municipal, na presença de autoridades. Além do Prefeito Fabiam Thomas, e da Secretária de Saúde, Raquelli Menin, estavam presentes o vice-Prefeito Elton Mentges, vereadores Cláudio Flávio Weschenfelder e Maurílio Borges de Mattos, Secretários Municipais, servidores públicos, imprensa e convidados.

As ações ocorrerão junto aos bairros, com destaque para a realização de palestras junto as escolas do município, e coleta programada de entulhos residenciais, conforme destaca a Secretária de Saúde, Raquelli Menin. “Necessário realizarmos este trabalho, em função de que alguns municípios da nossa região apresentam casos de dengue, e um alerta epidemiológico foi emitido para os municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde no dia 18 de março.” O Estado registra mais de 179 casos em 2015, sendo 136 deles contraídos no próprio RS e 43 importados de outras localidades. Os municípios da região Noroeste concentram 119 destes casos, sendo 117 deles contraídos nos próprios municípios.

O mutirão inicia nesta terça-feira (14), pelo Bairro Morada do Sol. Dezenas de servidores públicos, treinados, habilitados e experientes, estarão realizando uma varredura em todas as casas, de eliminação de focos e de conscientização, através da distribuição de panfletos, e do calendário das atividades futuras. Nos bairros onde houver Escolas de Ensino Fundamental ou Médio, serão realizadas palestras educativas para alunos, pais e profissionais dos educandários.

Mais uma vez, o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, apresenta a comunidade uma estratégia bem pensada de combate a dengue. Com uma enorme incidência de casos na região noroeste, e com o agravante do episódio de 2007 – onde Giruá sofreu muito com as centenas de casos aqui verificados – é muito mais difícil manter o controle desta doença; mas a superação de todos acabou por garantir mais um verão sem dengue. Como o mês de abril é considerado de alto risco, pelo desequilíbrio do clima, a decisão do mutirão foi correta e envolverá toda a nossa comunidade”, pondera o Prefeito Fabiam Thomas.

Raquelli Menin destacou ainda que no dia 20 de abril, véspera de feriado nacional, será realizado um pedágio educativo, com distribuição de materiais gráficos, repelentes e sacos para lixo. Ainda, ao trabalho de visitação e eliminação de focos nas residências será aplicado inseticida – fumacê –nos chamados ‘pontos estratégicos’, como ferro-velhos, oficinas, borracharias e no cemitério municipal.

Todos estão convocados a fazerem a sua parte para que não tenhamos nenhum caso da doença no município. A melhor ação é a prevenção!!!!!!