Projeto Deputado por um Dia

Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro foi sorteada

Projeto Deputado por um Dia

Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro foi sorteada

No dia 13 de abril de 2015 aconteceu no auditório Regina Giovelli, palestra referente ao Projeto Deputado por um Dia, realizado pelo Poder Legislativo do Rio Grande do Sul, para o qual a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro foi sorteada; sendo uma das cinco escolas escolhidas em todo estado. Participaram do evento; representando o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Edson Brum o senhor Ademar Melgarejo de Abreu, o representante do Legislativo Giruaense Vereador Alex Sandro Gomes, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Fátima Ehlert, a Diretora Maria Elisa Reck de Oliveira e as palestrantes da manhã Regina Barnasque e Lorena Garcez.

Em sua fala a Diretora agradeceu a oportunidade dada aos alunos de participarem deste projeto que possibilitará aos mesmos estarem na Assembleia legislativa por um dia e entenderem as funções de um Deputado, e participar de uma sessão plenária como deputado, ressaltando que esta proposta vem ao encontro do que é trabalhado na escola. O representante do Presidente AL/RS, sr Ademar Melgarejo de Abreu falou que a escola São Pedro representa não só Giruá, mas a região, e que sente orgulho de ver seu município estar oportunizando aos alunos o exercício da cidadania. A Secretária Fátima Ehlert, falou sobre a importância do projeto da Escola do Legislativo, uma iniciativa do então Deputado Romildo Bolzan, que possibilita aos alunos esta oportunidade de vivenciar esta importante atividade que desenvolve a cidadania, valoriza a representatividade democrática e contribui com a formação humana. Parabenizou a Escola São Pedro por ter se inscrito em importante projeto.

O projeto “Deputado por um Dia” tem como objetivos: aproximar o Parlamento da comunidade escolar; contribuir para a formação da cidadania; estimular o surgimento de jovens lideranças, bem como, evidenciar a importância do Poder legislativo para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento da sociedade.

Na oportunidade os alunos tiveram a chance de conhecer as atribuições de um deputado estadual, refletir sobre cidadania e política. Como escola, buscamos formar cidadãos críticos e conscientes, que no futuro possam interagir e participar ativamente, compreendendo seus direitos políticos. Nada mais justo que incluir os adolescentes, o futuro do nosso município, a participação concreta do que acontece e do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa.

Esta aproximação entre escola e Poder Legislativo oportuniza aos alunos da nossa escola uma aula prática de cidadania, onde os mesmos terão a oportunidade de conhecer e participar ativamente de uma sessão da Assembleia Legislativa, defendendo seus projetos e exercendo seu papel de cidadão, e talvez formando novas lideranças.

Fotos: Wilson Bonfanti