Governo Municipal lança nova etapa do programa de pavimentação urbana

Ruas receberão asfalto, calçamento e operação tapa-buraco

Governo Municipal lança nova etapa do programa de pavimentação urbana

- Ruas receberão asfalto, calçamento e operação tapa-buraco -

Ao final da tarde da terça-feira (14), aconteceu no gabinete do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, importante ato que contou com a presença do Vice-Prefeito Elton Mentges, do Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos Márcio Silva, demais secretários, imprensa e convidados, oportunidade em que foi apresentada a nova etapa do programa permanente de pavimentação urbana, que será executado através da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Na oportunidade, o Prefeito Fabiam autorizou a abertura do processo de licitação que visa a contratação de empresa para a realização dos serviços de pavimentação asfáltica da Avenida Santo Ângelo, numa extensão de 6.635 metros, a partir do asfalto existente até o entroncamento com a Avenida Castelo Branco, com investimento orçado em R$325,683,44 (trezentos e vinte e cinco mil, seiscentos e oitenta e três reais e quarenta e quatro centavos). Também, foi aberto o processo de licitação para a pavimentação com pedras irregulares em trechos das seguintes ruas da cidade: Rua São Miguel, Rua da Paz, e Travessa Oriovaldo de Mello, com investimento de R$120,696,62 (cento e vinte mil, seiscentos e noventa e seis reais e sessenta e dois centavos). Por fim, foi assinado o contrato com a empresa Repavimentação Giruá, vencedora do processo de licitação realizado anteriormente, e que tem por objeto a aplicação de massa asfáltica quente em ruas com trechos avariados. 250 toneladas de massa foram adquiridas, totalizando R$102.750,33(cento e dois mil, setecentos e cinqüenta reais e trinta e três centavos) investidos.

O Secretário Marcio Silva fez uma explanação dos trabalhos de pavimentação asfáltica já realizados pelo Governo Municipal desde o ano de 2009, e dos investimentos feitos em calçamentos, obras de canalização de águas pluviais, operações tapa buraco, que contemplaram ruas da cidade e comunidades do interior do município. Detalhadamente, mostrou aos presentes os projetos recém licitados e o contratado. A apresentação do Secretário Márcio serviu também para demonstrar toda a preparação técnica que precede os anúncios oficiais, como o estudo de cada demanda, a projeção em mapas e croquis, a própria construção do projeto, medição, e orçamento de cada trecho, sendo que somente após este momento é que as pautas podem ser movimentadas com segurança.

O Vice – Prefeito Elton Mentges destacou a importância do momento lembrando que estes investimentos em pavimentação é fruto de um trabalho bem planejado ao longo deste governo, que desde 2009 vem trabalhando com prioridades para investir não só os recursos captados através dos projetos junto aos governos do estado e federal, mas também os recursos oriundos de economias feitas com planejamento, pelo governo municipal. Estes são investimentos que nos dão motivação para continuar trabalhando, e buscando fazer mais pela comunidade.

O Prefeito Fabiam, em sua fala, fez uma explanação destacando o montante de obras já realizadas pelo Governo Municipal, com investimentos em pavimentação, que contemplaram praticamente todas as ruas asfaltadas da cidade, ao longo destes anos. “Nossa condição é muito boa, no que se refere a pavimentação urbana. Levamos muito tempo, e investimos muito dinheiro, na recuperação total das vias centrais, mas resolvemos o problema. Nesta nova etapa do Programa, estamos levando a pavimentação asfáltica aos bairros e calçando, uma a uma, as ruas que ainda estão apenas cobertas com cascalho, em uma evidente evolução e disciplina ao planejamento pactuado com a equipe de governo. Não podemos esquecer também os investimentos no arruamento completo de nosso Parque de Exposições, e em algumas sedes distritais. E agora, com mais esta etapa, novos bairros serão beneficiados com este investimento superior a R$ 500.000,00”, refere Fabiam.

Somadas as etapas de asfaltamento, calçamento e operação tapa-buraco, os investimentos chegam a R$ 549.130,33(Quinhentos e quarenta e nove mil,cento e trinta reais e trinta e três centavos), com recursos próprios da municipalidade, e anunciados em um momento que muitos municípios da região estão trabalhando no limite de suas possibilidades para garantir compromissos básicos, como  a folha de pagamento dos servidores.

Redação e Fotos: Wilson Bonfanti