SMEC REALIZA ATIVIDADES EM PARCERIA COM O SESC - SANTO ÂNGELO

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura neste ano de 2015 já realizou diversas atividades com o SESC Santo Ângelo.

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura neste ano de 2015 já realizou diversas atividades com o SESC Santo Ângelo com o objetivo de proporcionar momentos de formação, cultura, diversão e lazer aos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como formação aos profissionais da educação. Em março, por exemplo, durante a 9ª festa do Butiá, foi oferecido gratuitamente o acesso aos brinquedos infláveis para todas as crianças que visitaram o parque, pelos investimentos do Executivo Municipal e da instituição.

Nesta semana, na tarde de quinta-feira(16), foi apresentada no Clube Aliança a peça teatral ”Meia, meia lua 1, 2, 3”, do projeto Cultura nas Estradas, o qual resgatou as brincadeiras com bonecos, cantigas e trava línguas, a partir de uma reflexão sobre o mundo das tecnologias que muitas vezes afasta às crianças do brincar. Dando continuidade à parceria, nos dia 17 e 18 de abril, os profissionais da Rede Municipal de Ensino que atuam na Educação Infantil e as alunas do Curso Normal do IEE João XXIII participarão da 1ª etapa do Seminário Nacional SESC de Educação Infantil, “Reflexões sobre as práticas cotidianas”, que acontecerá no município de Santo Ângelo, e contará com a apresentação de renomados palestrantes os quais abordarão temas referentes a “Avaliação da educação infantil: crianças e contexto em foco” – com a Profª Dra. Catarina Moro,  “A complexa sutileza da ação pedagógica com bebês”- Profº Ms. Paulo Fochi, Relatos de experiências sobre “O cotidiano da Escola Infantil de tempo integral”- Profª Ms. Juliana Beatriz Machado Rodrigues, “As narrativas dos percursos das crianças na Escola Infantil” - Silvana Ziemer Schorn, “Pensando e repensando os espaços na Escola Infantil” - Daniela Alves Pereira e “Projetos Pedagógicos na Educação Infantil – compartilhando experiências” com a Profª Dra. Cinthia Votto Fernandes.

Vale salientar que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou a locomoção aos 70 profissionais participantes e a APROMUG custeou a inscrição dos professores associados. Segundo a Secretária Fátima Ehlert, “a formação continuada é de suma importância para garantir a atualização, a reflexão e a troca de experiências principalmente para os profissionais da Educação Infantil que atuam nas EMEIs atendendo crianças desde os 6 meses, sendo responsáveis pela educação, formação e cuidado desta primeira etapa da fase infantil que garantirá os estímulos necessários para a aprendizagem e a socialização na sequência da vida escolar. É um compromisso transformar a Escolas de Educação infantil em espaços de aprendizagem”.

Fotos: Mauricio Lopes