Mais de 5 mil itens recolhidos na Coleta do Lixo Eletrônico

Ação foi avaliada como positiva

Mais de 5 mil itens recolhidos na Coleta do Lixo Eletrônico

O Governo Municipal de Giruá e a empresa Natusomos de Horizontina (RS), avaliaram como positiva a Coleta do Lixo Eletrônico realizado na quarta-feira(06), tendo como ponto de coleta a Praça Aládio Ferreira. Novas etapas serão realizadas, e a participação da comunidade nesta primeira foi determinante para esta decisão. Dependendo de cada ítem adquirido, a responsabilidade pelo descarte (destino final) é de quem o vendo ou de quem o adquire, e a atuação do Poder Público nesta campanha é de contribuir com quem, por um ou outro motivo, não conseguiu realizar o descarte adequado, e pelo volume coletado se viu que a iniciativa foi exitosa.

Durante todo o dia, a comunidade compareceu realizando o descarte de materiais eletrônicos, destacando-se entre eles o grande número de itens de informática, televisores, aparelhos de som, celulares e baterias, DVDs, além de lâmpadas de todos os tipos, pilhas, geladeiras, máquinas de lavar, dentre outros, além de uma série de outros itens, sendo que quando ocorreu o último recolhimento programado para o dia na E. E. Alfredo Saffi, o caminhão já estava com a carga completa.

Para os Secretários Municipais Ricardo Jurenick e Márcio Silva, envolvidos diretamente na coleta destes materiais, a comunidade aprovou esta ação que possibilita o descarte destes materiais que não são recolhidos pela coleta de lixo diária, e que oportuniza a todos fazer o descarte corretamente. Alegam os Secretários que “toda a contribuição ambiental é positiva, e todo estes 5.000 kg de produtos, que poderiam ou estavam nas ruas, agora terão o destino adequado, sendo transformados em outros produtos através de processos totalmente licenciados pelos órgãos ambientais”.

Esta ação foi pensada pela Administração Municipal em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores conforme destaca o prefeito Fabiam Thomas, com o objetivo de oportunizar o descarte correto destes materiais que estão em desuso e que por não haver locais apropriados para descarte, muitas vezes são guardados em casa ou jogados em locais indevidos causando a contaminação e a poluição do meio ambiente.