Eleição do Conselho Tutelar poderá ter urnas eletrônicas

Pleito estará acontecendo no dia 04 de outubro de 2015

Eleição do Conselho Tutelar poderá ter urnas eletrônicas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA através de seu presidente João Carlos Garzella Michael homologou no último dia 11 de maio conforme o Edital nº 002/2015, junto com a Comissão Eleitoral, o nome dos dezesseis candidatos inscritos para o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Giruá, cujo pleito estará acontecendo no dia 04 de outubro de 2015.

Conforme o presidente da Comissão Eleitoral do COMDICA, Luiz André França, após analisados os pedidos de inscrições pelos membros da Comissão Eleitoral e atendendo as disposições legais foram homologadas as inscrições, sendo que a partir de agora, após transcorrido o prazo para impugnações, haverá a decisão final sobre as inscrições e abertura da etapa de capacitação e avaliação dos candidatos. Com tudo concluído, ocorrerá a homologação dos candidatos aptos a concorrer. Finalmente, terá início o período eleitoral em si, que deverá se estender de 01 de setembro a 01 de outubro de 2015.

Marcelo Mattos de Almeida, responsável pela Comissão de Propaganda neste processo, salientou que será coibida a propaganda realizada fora do período eleitoral, e que os candidatos devem estar atentos a isso, uma vez que propaganda fora do período legal pode implicar na cassação do candidato.

O Prefeito Fabiam Thomas ressaltou a importância deste processo eleitoral, que vai eleger os Conselheiros Tutelares do Município para um mandato de 4 anos a partir do dia 10 de janeiro de 2016. Em razão disso, será buscado junto ao Poder Judiciário a liberação de 10 urnas eletrônicas, com o objetivo de agilizar e garantir a maior lisura possível do processo eleitoral. Junto ao SENAC, será buscada a contratação de equipe especializada para o processo de capacitação e avaliação dos candidatos, elevando ainda mais as condições de cada um dos interessados em ocupar as vagas de Conselheiro Tutelar.

O Presidente do COMDICA destaca que o processo elegerá cinco (05) membros titulares e dez (10) suplentes, sendo dois (02) suplentes para cada membro titular.