DIA DO DESAFIO 2015 - VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO

Mobilize a sua comunidade, o seu grupo de trabalho, movimente seu corpo e participe deste super desafio.

DIA DO DESAFIO 2015 - VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO

Mobilize a sua comunidade, o seu grupo de trabalho, movimente seu corpo

e participe deste super desafio.

No dia 27 de maio, quarta-feira, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estará realizando  atividades referentes ao Dia do Desafio 2015 - “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Nesse dia os cidadãos participam de uma competição entre cidades com o objetivo de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos. Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município. Em 2015 Giruá irá disputar o desafio com a cidade de Niceto Perez, de Cuba. Sendo que a competição é apenas estímulo à participação, pois quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde a partir de mobilização que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias e competição entre cidades.

Os estabelecimentos do SESC de todo o país são responsáveis pelas coordenações regionais em parceria com as prefeituras municipais. Em 2014, foram 23 países participantes do Dia do Desafio, 3.165 cidades, totalizando 47.316.617 participantes. E Giruá venceu ultrapassando a meta de participação que era de 25% da população, vencendo assim, a disputa, que era com a cidade de Guayanilla, de Porto Rico, com 19.500 habitantes.

O Sesc/RS realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as Prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Nesse ano o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a mobilizar 100% dos municípios para o Dia do Desafio.

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016. Esta é uma iniciativa da UNESCO e da TAFISA - The Association For International Sport for All e conta com o apoio da ISCA-International Sport and Culture Association. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.

COMO PARTICIPAR

No dia 27 de maio (quarta-feira), as atividades serão realizadas das 8h às 18h, com monitores que estarão passando nos estabelecimentos comerciais e demais entidades proporcionando a prática de atividade física, por no máximo 15 minutos. Quem tiver interesse em contar com um monitor para realizar a atividade no seu estabelecimento/sede, deve contatar com a coordenação municipal do Dia do Desafio na SMEC para fazer o agendamento, até o dia 25 (segunda-feira), através do telefone 3361-2000 ou pelo e-mail supervisao@girua.rs.gov.br.

Caso disponha de profissional, pedimos que nos envie os dados referentes à atividade realizada como: nome completo da instituição, horário de realização, atividade realizada, nome do responsável, telefone, número de participantes e 2 fotos da atividade  para o e-mail acima informado. Paralelamente, na Praça Aládio Ferreira serão realizadas, às 10h e às 16h, atividades físicas com a presença dos grupos de 3ª Idade e do projeto Viva Leve, bem como nesse dia as escolas também estarão realizando atividades junto aos alunos e comunidades escolares.

Maiores Informações: Coordenação Local do Dia do Desafio                                      Tatiane Renz - Supervisão/SMEC                                                                                                                  Telefone: 3361-2000 / e-mail: supervisão@girua.rs.gov.br