Carteira de Trabalho gratuita e por sistema digital na Secretaria de Trabal

Desde a ultima quarta-feira, 27, recomeçou a emissão das Carteiras de Trabalho


Carteira de Trabalho gratuita e por sistema digital na Secretaria de Trabalho e Cidadania

Desde a ultima quarta-feira, 27, recomeçou a emissão das Carteiras de Trabalho pela plataforma digital junto a Secretaria de Trabalho e Cidadania. No início da implantação dos serviços, ainda em 2014, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas e o Secretário Cláudio Amaral já destacavam os avanços e os benefícios para a população com esta nova forma de agilização do documento pessoal. Contudo, houve a necessidade de modernização dos equipamentos e instalação de novos programas, nivelando com  os sistemas implementados pela Superintendência e pelo Ministério do Trabalho.

A partir de agora, a foto é tirada na hora e a assinatura é digitalizada na própria Secretaria. Com isso, está garantida a integração com o sistema de validação do PIS, na Caixa Econômica Federal. Com a integração com os bancos de dados do Governo Federal – que, além do PIS, reúne outros dados trabalhistas e previdenciários –, o cidadão tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira. Pelo novo sistema, é possível saber se o cidadão possui, por exemplo, outros documentos ativos, número de PIS anterior ou se está recebendo benefícios federais. A possibilidade de validação on-line de dados nacionais em tempo real também ajuda a combater fraudes envolvendo concessão irregular de benefícios trabalhistas, por exemplo. 

O banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego facilita ainda a vida do cidadão que precisa emitir a segunda via do documento, pois com este projeto, o grande ganho do trabalhador é que ele não precisa mais correr atrás das empresas em que já trabalhou, para comprovar seus trabalhos anteriores; hoje, o Ministério já dispõe no seu banco de dados todo o histórico de vinculo durante a sua vida laboral. Além disso, os direitos estão preservados e garantidos. 

Outra vantagem da CTPS Digital é que o novo processo também torna o documento 100% gratuito, já que o trabalhador não necessita mais desembolsar pelo valor da foto do registro – o retrato digital é tirado durante a requisição do documento. Em Giruá, as novas Carteiras de Trabalho Digital serão entregues ao trabalhador num prazo de 15 dias a partir da coleta dos dados junto ao Sine, finalizou o Secretário Cláudio.