Atividade no auditório Regina Giovelli marcou a Semana do Meio

Giruá Meio Ambiente – "Conhecer para preservar"

Atividade no auditório Regina Giovelli marcou a Semana do Meio Ambiente

Na manhã da última quarta-feira,10, aconteceu junto ao auditório Regina Giovelli importante atividade dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com a  participação da Emater, Corsan, das escolas de todas as redes representadas pelas diretoras, professores e alunos.

Inicialmente aconteceu o lançamento do folder: Giruá Meio Ambiente – "Conhecer para preservar", pelo Secretário de Desenvolvimento Ricardo Jurenick, elaborado pela SMDES com apoio do FUNDEMA, trazendo importantes informações sobre assuntos como; da Arborização Urbana, do Licenciamento Ambiental e da Separação e Destino Correto do Lixo, material este, que foi distribuído em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular, oportunizando aos alunos terem em mãos estas informações voltadas para a preservação do meio ambiente. Ainda durante a semana em algumas escolas aconteceu a distribuição de mudas nativas.

Na sequência do evento o Secretario Municipal de Obras Márcio Silva, abordou com os presentes o tema do lixo e os dias de recolhimento. O Secretário destacou que a cidade está dividida por setores, sul, norte e centro e isso norteia o recolhimento do lixo seco e úmido de segunda a sábados em todos os bairros da cidade. O secretário abordou ainda a importância da observância por parte da comunidade do Calendário de Recolhimento de Entulhos 2015, que contempla todos os bairros, e evita que entulhos permaneçam depositados junto as ruas e passeios. O Governo Municipal faz a sua parte e se a comunidade colaborar estaremos contribuindo também para a preservação do meio ambiente, finalizou o Secretário.

Por sua vez a Secretária Municipal de Educação Fátima Ehlert fez a apresentação de todas as atividades que envolvem o meio ambiente e que vem sendo trabalhado junto a rede municipal de ensino deste o início do Ano Letivo de 2015.

O Acadêmico Volmir Amaral, convidado especial para esta programação, fez uma palestra abordando sobre energias alternativas, como pequenas Usinas Hidrelétricas, Energia Eólica, Solar e Biotermicas e as iniciativas que estão sendo projetadas no município a exemplo: Energia Eólica e a Biotérmica.

O Prefeito em exercício Elton Mentges, presente a este atividade, fez uma abordagem ampla e geral sobre o tema, destacando a preocupação do Governo Municipal que busca soluções objetivando a preservação do meio ambiente e acima de tudo, através de ações, conscientizar a todos que é através de pequenas atitudes diárias, como a reciclagem do lixo, a economia de energia elétrica, de água, é que poderemos garantir um futuro com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, pois é nosso dever defendê-lo, preservá-lo para as presentes e futuras gerações.