Internet Via Satélite chega as Escolas Municipais Rurais

Internet via satélite chega as Escolas Municipais Rurais

O Governo Municipal de Giruá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, levará a internet até as escolas rurais da rede municipal de ensino, através da implantação do projeto denominado “Conectividade das Escolas do Campo”. O projeto foi desenvolvido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O projeto visa fornecer a conexão de dados, por meio da tecnologia via satélite, e de forma gratuita. O mapa do município aponta a localização das escolas rurais e mostra que a tecnologia que será utilizada nas unidades escolares pode chegar aos lugares mais afastados dos centros urbanos. “As escolas rurais serão contempladas gratuitamente com o projeto. Hoje, algumas escolas rurais possuem a conexão via rádio, o que não é 100% eficiente. Com o projeto, a conexão irá melhorar significativamente”, explica.

Conforme a Secretária Fátima Ehlert durante esta semana a equipe técnica da OI já estava realizando a instalação na EMEF Aládio Ferreira, no Distrito da Boca da Picada. Também as Escolas Sadi Mamedes Pilau, José do Patriocínio, Basílio da Gama e São Miguel Arcanjo serão contempladas. Ações como essas só são possíveis devido ao monitoramento diário da equipe da SMEC nos programas e ações previstos para atender a Rede Pública.