Escolha de conselheiros tutelares acontece neste domingo 01 de outubro

Confira os locais de votação

O Governo Municipal através da Secretaria de Administração, presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Giruá-RS (COMDICA) e da Comissão Eleitoral, traz para a comunidade giruaense, informações relevantes para a eleição dos Conselheiros Tutelares que acontece neste dia 01 de outubro, domingo, das 08h às 17h.

Eleição dos Conselheiros Tutelares de Giruá

1 – O que é?

Em todo país, este ano, acontece o processo eleitoral para a escolha de Conselheiros Tutelares - exercício 2024/2028.
Em Giruá, serão eleitos 5 (cinco), Conselheiros Tutelares titulares e os demais como suplentes, e serão os representantes para atuar no período de 2024/2028.

2 – Quando? E qual horário para votação?

No dia 01 de outubro de 2023 (domingo), o horário para votação será das 8h às 17h.
Encerrado o horário da votação e existindo eleitores, serão distribuídas senhas para garantir a votação de todos os presentes.

3 – Quem são os Candidatos? E qual o número para votação de cada um?
Obs. O eleitor poderá votar em apenas 01 (um) candidato.

Nome / Nº CANDIDATO

Isolete Paula Gross- 15
Clarissa Duarte Thomas-33
Rose Mari Preschadt- 10
Daiana Belmonte Pereira Ribeiro -21
Rosângela Nunes Bauer Cordeiro-80
Laerte de Souza Braz- 25
Maria de Lourdes Severo Panachuk-77
Jeruza Costa da Luz Keller-22

4 – O voto é obrigatório?

Não. É facultativo e secreto.
Mas a ampla participação dos eleitores é fundamental para definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos, respeito e proteção a crianças e adolescentes.
Os conselheiros trabalham em contato direto com a comunidade, prestando atendimento a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, e devem conhecer a realidade do local onde atuam. Por isso, é a própria população que deve escolher os conselheiros de sua cidade, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A mobilização da comunidade é fundamental para que o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorra da forma efetiva e com maior legitimidade possível. Quanto maior o número de eleitores participando da votação, maior será legitimidade de atuação do conselheiro.

5 – Quem poderá votar?

Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam título de eleitor inscrito, em situação regular, em sua respectiva seção eleitoral até o dia 01 de abril de 2023.
Quem trocou de local de votação após o dia 01 de abril de 2023, deverá procurar seu antigo local de votação para poder votar.

6 – Quais os documentos que o eleitor deverá apresentar no dia da votação?

Para votar, o eleitor deverá apresentar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto que comprove sua identidade.
Os documentos oficiais para comprovação da identidade são:
a) Carteira de identidade;
b) Passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de
categoria profissional reconhecida por lei;
c) Certificado de reservista;
d) Carteira de trabalho;
e) Carteira nacional de habilitação.

7 – Posso votar sem o Título de Eleitor?

Sim. No entanto, na ausência do Título de Eleitor, somente será permitido o voto se, localizado o nome do eleitor no caderno de votação, a pessoa apresentar documento oficial de identidade com foto e tiver conhecimento prévio da zona e da seção eleitorais correspondentes.

8 – Quais os locais de votação?
Nas seções eleitorais da Zona 127, conforme relação anexa, sendo que algumas seções serão aglutinadas a outras. Serão disponibilizadas oito urnas eletrônicas.

Confira o seu local de votação no título eleitoral: