Delegado Federal do MDA confirma equipamentos agrícolas

De modo a viabilizar uma agenda do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Giruá, solicitar a inclusão de Giruá nos programas desenvolvidos pelo Ministério e buscar informações sobre recursos e sobre os equipamentos agrícolas sinalizados pela Presidente da República Dilma Rousseff, o Prefeito Fabiam Thomas, Vice-Prefeito Elton Mentges e o Coordenador Administrativo Fernando Prestes foram recebidos pelo Delegado Federal do Ministério no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, em audiência realizada na sede do MDA, em Porto Alegre, na última terça-feira.

Regelin confirmou a destinação de aproximadamente R$ 1.000.000,00 para Giruá, a fundo perdido, em maquinários agrícolas, através da entrega de uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, que deverão ser disponibilizados entre os meses de setembro de 2013 a abril de 2014, respeitando a capacidade de fabricação das indústrias nacionais. Da mesma forma, garantiu o acompanhamento ao pleito de aquisição e repasse ao Município de um rolo compactador autopropelido, projeto encaminhado diretamente a Brasília e que depende da definição a nível nacional. As máquinas agrícolas integram a 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2, e no RS a próxima agenda de entregas deverá ser a da macrorregião noroeste, contemplando cerca de 70 municípios, a se realizar no prazo médio de 60 dias.

A comitiva giruaense também solicitou a liberação de recursos para o fomento da atividade de produção de leite, para as agroindústrias, para a agricultura familiar, e reforçou os pedidos já existentes para cursos profissionalizantes na área agrícola, priorizando os jovens estudantes do meio rural, repassando ao Delegado Federal do MDA a comprovação da viabilidade para a implantação de cursos técnicos agrícolas no Município de Giruá, apoiados pelo MDA.

Finalmente, solicitaram ao Delegado Marcos Regelin a realização de agenda do MDA em Giruá, também com a presença do Ministro Pepe Vargas, até mesmo em sinal de gratidão pelos recursos já repassados a Giruá, como o repasse que viabilizou a construção do pavilhão da agricultura familiar junto ao Parque de Exposições Olmiro Callai, o que poderá ocorrer ainda no ano de 2013 caso o Ministro confirme atos oficiais no interior gaúcho.