Turma do Programa Cidadania Plena recebe bolsas-incentivo

A confraternização de encerramento e entrega das bolsas-incentivo para os alunos que foram alfabetizados através do Programa de Erradicação do Analfabetismo "Cidadania Plena" aconteceu na tarde de terça-feira, 06 de agosto, no Auditório Regina Giovelli. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Fabiam Thomas, a Secretária de Educação Fátima Ehlert, o Vereador Maurílio Borges de Matos, representando o Legislativo Municipal, além da equipe da SMEC, professores, alunos e imprensa.

O evento marcou a formatura da 1ª turma do Programa Cidadania Plena, no dia também foram entregues as bolsas-incentivo a cada um dos 30 cidadãos agora alfabetizados. Sob coordenação de Tatiana Lourega Soller, o Programa já abrangeu, nessa etapa, os bairros São José, Santo Antônio, Leimann e Hortêncio, também frequentadores do CAPS e do Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider foram beneficiados. Composto em sua grande maioria por alunos com mais de 60 anos, o grupo participou das aulas durante o ano de 2012, e prestou exame de comprovação da alfabetização durante o 20º Seminário de Educação de Giruá, no último mês de julho, através da elaboração e leitura de um pequeno texto, diante de uma Comissão Avaliadora e diante de um público superior a 500 pessoas.

A Secretária Fátima Ehlert salientou a importância desse projeto e o suporte dado pela equipe da SMEC para que ele renda bons resultados. Segundo ela, o Programa não foi pensado apenas pelo viés da educação, mas também em seu caráter social: "a alfabetização é um meio para que eles possam ser mais felizes, conviver com outras pessoas e conhecer melhor o município".

Desde o final de 2011, quando o Programa foi regularmente instituído, foi previsto o pagamento da bolsa-incentivo aos alunos que tenham assistido às aulas e comprovado a alfabetização. O Prefeito Fabiam Thomas lembrou que esse auxílio não deve ser considerado um pagamento e sim um encorajamento a quem queira aprender a ler e escrever. Cada um dos integrantes da primeira turma recebeu o valor de R$ 250,00.

O Governo Municipal busca com a implantação do Programa Cidadania Plena alfabetizar 100% dos cidadãos giruaenses acima da chamada idade escolar, e, de acordo com o Prefeito Municipal, o primeiro passo já foi dado para que isso se concretize. Para ele, essa semente plantada no município deve inspirar outros órgãos e municípios da região a trabalhar em prol da educação e da inclusão social.

No ano de 2013 o número de inscritos aumentou, agora são 8 turmas que totalizam 113 alunos. O objetivo da equipe é ampliar o alcance do Programa e mostrar para as pessoas que é possível aprender, trabalhando para que não haja mais analfabetismo em Giruá.