Educação ambiental nas escolas municipais

Foram muitos os estudos sobre a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais.

Educação ambiental nas escolas municipais

Com programações diversificadas visando a conscientização e o cuidado com o meio ambiente, nessa última semana as escolas municipais intensificaram as atividades sobre esse tema que há muito tempo já faz parte do cotidiano da escola, seja no trabalho através de conteúdos desenvolvidos ou pauta de projetos trabalhados ao longo do ano letivo envolvendo alunos da educação infantil ao 9º ano.

Foram muitos os estudos sobre a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, com visitas à nascente do Rio Giruazinho e caminhadas dirigidas pela preservação ambiental junto ao Parque Integrado Elso Pilau – Áre Verde, realização de painéis com materiais coletados e ofertados pela natureza, plantio e confecção de canteiro de flores, trilhas escológicas. Também foram realizadas inúmeras atividades didático-pedagógicas em sala de aula com informações sobre educação ambiental que podem ser colocadas em prática pelos alunos no ambiente escolar e no dia-a-dia.

Outras atividades importantes feitas por algumas escolas foram as visitas na CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos e à Coopervida/RS - Centro de separação de materiais recicláveis, onde os alunos puderam verificar na prática o funcionamento das mesmas o que leva ao conhecimento e à valorização de tão imprescindíveis trabalhos para a comunidade local e regional.

Durante as comemorações dessa semana do meio ambiente houveram centenas de motivos para reflexões sobre o assunto e de forma muito significativa foi reforçada a importância com o cuidado do meio em que se vive junto aos alunos, o que é muito importante, pois a educação ambiental deve permear as atividades educativas nos espaços escolares diariamente.