Hora do Conto: viajando no mundo do sonho, da fantasia e da imaginação

Histórias que permitem a interação das crianças com os livros

Hora do Conto em Giruá: viajando no mundo do sonho, da fantasia e da imaginação

Desde o dia 16 de outubro deste ano a Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo está aberta para o atendimento ao público nos turnos manhã, das 8h às 12h e tarde das 13h30min às 17h. Um espaço que conta com três ambientes: uma sala de estudos com acesso a pesquisas através da web, a biblioteca infantil e o acervo geral que conta com livros da literatura nacional, regional e estrangeira.

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com as alunas do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação João XXIII, organizou para os meses de novembro e dezembro um cronograma para realizar momentos da “Hora do Conto” no espaço da biblioteca infantil.

Durante estas atividades, as alunas contarão histórias que permitam a interação das crianças com os livros e assim, ampliem vivências de leitura.  No primeiro encontro da Hora do Conto, a história “Os três porquinhos” foi abordada. Nesta primeira atividade, participaram as turmas dos anos iniciais das escolas Batista, Canova e São Pedro. Após a contação da história, as crianças participaram de outras atividades, entre elas a dança, brincadeiras e atividades de expressão corporal.

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert agradece a parceria com o Instituto Estadual de Educação João XXIII, através do Curso Normal, bem como a receptividade das escolas em participarem desta atividade. Ela enfatiza ainda que contar histórias representa o início da aprendizagem para que a criança torne-se um leitor. “Se incentivarmos as crianças a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, com certeza elas vão querer ler mais.”, declarou Fátima.

Desta forma, o local vai sendo conhecido pela comunidade, tornando-se um espaço de muita cultura, interação, leitura e pesquisa, como idealizado pelo Prefeito Municipal Fabiam Thomas.