Giruá divulga produtos de butiá em evento internacional

Feira da Agrobiodiversidade no 10º Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe – SIRGEALC aconteceu em Bento Gonçalves


Giruá divulga produtos de butiá em evento internacional

 

O município de Giruá esteve participando do 10º Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe, realizado de 26 a 29 de outubro, em Bento Gonçalves, representado pelas professoras Marizete Fernandes e Tatiane Renz . Com o tema "Recursos Genéticos no Século 21: de Vavilov a Svalbard", o evento teve como objetivo promover a integração de pessoas que trabalham com recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos nos diferentes países da América Latina e Caribe, abordando a importância dos recursos genéticos para a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

 

Um dos destaques da programação paralela ao 10º SIRGEALC foi a Feira da Agrobiodiversidade, que demonstrou a viabilidade da conservação on farm (no local de origem das espécies) de recursos genéticos associada à agregação de valor e geração de renda. A feira contou com a representação de grupos de artesãos, agricultores e pecuaristas familiares, os quais puderam expôr e comercializar os diversos produtos. Giruá expôs o butiá por meio do artesanato e da gastronomia do município, através do artesão Renan Coelho, que valorizou a fauna do Bioma Pama com o tema “Bichos do Butiazal”.

 

Com uma programação diversificada que proporcionou palestras, conferências e mesas redondas, um destaque do evento foi a sessão científica, que contou com a apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, divididos em 4 temas: recursos genéticos microbianos, recursos genéticos vegetais, recursos genéticos animais e temas transversais. Ao todo, 206 trabalhos de pesquisa realizados por acadêmicos, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, entre outros profissionais da área foram expostos. O butiá foi abordado em 6 trabalhos, entre eles: “Festa do Butiá: valorização e conservação de Butia yatay no Rio Grande do Sul, Brasil”, de autoria da doutoranda Ana Paula Noronha, da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Dra. da Embrapa Rosa Lía Barbieri. O objetivo deste trabalho foi identificar os diversos usos do butiá yatay apresentados na 9ª Festa do Butiá, em Giruá/RS. Na oportunidade ocorreu também o lançamento do livro em inglês, “Descriptors for Butiá”.

 

Promovido através da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, o 10º SIRGEALC recebeu cerca de 450 participantes, entre curadores de bancos genéticos, representantes de redes de recursos genéticos, pesquisadores, professores universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, de 15 países – Brasil, Rússia, Uruguai, Argentina, México, Estados Unidos, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Itália, Canadá, Costa Rica, Equador e Noruega e ainda, mais de 15 estados brasileiros.

 

O prefeito municipal, Fabiam Thomas, declarou que esta foi uma grande oportunidade para divulgar o município de Giruá, os produtos da culinária e do artesanato, e especialmente a 10ª Edição da Festa do Butiá, que será realizada de 10 a 13 de março de 2016. Ele enfatizou ainda a parceria existente entre a Embrapa e o município.