1º Fórum Regional de Educação Integral reuniu região das Missões em Giruá

O Fórum abordou "Os desafios da Educação Integral no Programa Nacional de Educação"

1º Fórum Regional de Educação Integral
reuniu região das Missões em Giruá

O 1º Fórum Regional de Educação Integral, promovido pela Associação dos Municípios das Missões – AMM, através do colegiado dos Secretários Municipais de Educação aconteceu na última quarta-feira(18), junto ao Hotel Colinas em Giruá. O evento contou com a participação do painelista, professor Maurício Aires Vieira, que é Vice-reitor da UNIPAMPA, gestão 2016/2018 e  Diretor da UNIPAMPA no campus de Jaguarão.

O Fórum abordou o tema "Os desafios da Educação Integral no Programa Nacional de Educação” e teve como objetivo fomentar a reflexão, o debate sobre a educação integral entre os gestores públicos e a sociedade civil, na perspectiva do cumprimento do disposto na Lei Federal nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação e prevê, na Meta 6, que todos os municípios ofereçam educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

A proposta de realização do Fórum foi aceita de imediato pelo Presidente da AMM e Prefeito Municipal de Giruá, Fabiam Thomas, constituindo-se num importante espaço para a reflexão sobre o compromisso dos municípios diante da implantação da escola de tempo integral nos próximos anos e o que ela representará para a formação e emancipação das crianças, jovens e adultos que a ela tiverem acesso.

Os participantes do Fórum foram recepcionados pelos alunos da Orquestra da Escola Municipal Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo, que já se constitui uma importante experiência de educação Integral desde o ano de 2010. Na abertura do evento houve também a participação da professora e intérprete Fernanda Lira, que acompanhada do músico Amadeu Pereira apresentou a canção: “Terra Índia, chão vermelho".

Esteve presente na abertura do evento o Prefeito em exercício Elton Mentges, que também é professor, e em sua fala parabenizou os organizadores pela realização do encontro, desejando um bom dia de aprendizagem a todos. Estiveram presentes também, representando o Poder Legislativo, a Vereadora Cecília Toniolo, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Giruá Fátima Ehlert, a Secretária de Educação representante dos Secretários de Educação da AMM, Secretária Municipal de Educação de Santo Ângelo, Rosa Maria de Souza, a Coordenadora Regional da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Tânia Santiago e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sílvia Copetti Callegaro.

O evento também contou com a participação do Diretor da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA de Santa Rosa, professor Antônio Ternes, representante da Direção da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI de Santo Ângelo, professora Sônia Maria Piccoli e representante da Direção da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, professora Sueli Maria Florczak Almeida.

A Secretária Fátima Ehlert enfatizou a importância do evento para Giruá e região, bem como a significativa contribuição do palestrante, que é pesquisador nesta área da Educação Integral, principalmente no que diz respeito a repensar este tempo ampliado na escola como uma possibilidade de desenvolver potencialidades e incentivar o sonho dos alunos.

Após o término do evento, o painelista Maurício Aires Vieira teve a oportunidade de conhecer a Escola Municipal Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo. Segundo ele, experiências como estas fortalecem a Educação integral como possibilidade concreta de acesso ao conhecimento ampliado, à cultura, ao resgate histórico da comunidade e a oportunidade de desenvolver as diversas áreas.