Abertura do ano escolar 2014 das Escolas Municipais

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem intensificando as atividades de abertura do Ano Escolar 2014

Governo Municipal/SMEC preparam abertura do ano escolar 2014 das Escolas Municipais

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem intensificando as atividades de abertura do Ano Escolar e Ano Letivo 2014 para a Rede Municipal de Ensino.
No dia 10 de fevereiro aconteceu a reunião geral de Diretores, com a participação do Prefeito Municipal Fabiam Thomas, Secretária de Educação Fátima Ehlert e equipe pedagógica da SMEC, na qual foram abordados diversos assuntos referentes ao administrativo e pedagógico, oportunidade em que o grupo realizou estudo e avaliação dos resultados de 2013; visando a excelência do trabalho realizado pelas escolas municipais.
Na oportunidade o Prefeito ressaltou a importância do trabalho de cada profissional da educação para o alcance dos objetivos propostos que devem culminar na aprendizagem do aluno e na sua formação enquanto cidadão.
Dentro da Abertura do Ano Escolar 2014, com o objetivo de garantir a formação continuada já oferecendo aos profissionais momentos de reflexão, cultura, arte e estudo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura organiza várias atividades a partir da próxima semana, sendo que no dia 17 de fevereiro, às 18h00min, acontecerá a abertura oficial do Ano Escolar para professores e funcionários com o Show Cultural do Grupo Pandorga da Lua, de Santa Maria/RS. No dia 18, com início às 8h30min, acontecerá a palestra, direcionada às equipes diretivas, professores, monitores e Agentes de Educação e Cidadania, com a presença do professor Júlio Furtado, Reitor e professor da UNIABEU - Rio de Janeiro, que abordará o tema "Escola e diversidade: o discurso da prática e a prática do discurso". No dia 19, às 8h30min, acontecerá, a palestra "A construção do conhecimento a partir dos jogos de raciocínio lógico", com a presença dos professores Renato Ribas e Liliane Giordani da UFRGS - Porto Alegre. Todos os encontros acontecerão junto ao Clube Aliança.
Também entre os dias 18 a 21 de fevereiro as Equipes Diretivas realizarão reuniões nas escolas com seu quadro de recursos humanos para preparar a recepção aos alunos que retornam às aulas no dia 24 de fevereiro.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, professora Fátima Ehlert enfatiza a importância destes momentos para o fortalecimento do grupo, pois a educação vem trabalhando para legitimar a prática da inclusão das diferenças em seu cotidiano e ressalta o papel de cada profissional da escola como agente responsável pela construção de um ambiente democrático e participativo, uma vez que o espaço escolar é dinâmico e por isso precisamos entender suas contradições e ler suas entrelinhas no sentido de construirmos ações concretas nas práticas escolares, tendo em vista a oferta de uma educação de qualidade para todos.