Cultura, Arte e Formação marcam o início do ano escolar

Cultura, Arte e Formação marcam o início do ano escolar da Rede Municipal de Ensino

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino vivenciaram dias marcantes de formação desde o dia 17 de fevereiro. Os encontros foram marcados pela reflexão em torno da Diversidade presente no cotidiano escolar abordados sob a ótica da cultura, da arte, do currículo, do raciocínio, enfim de muitos conceitos e práticas presentes na escola que a cada ano são repensados e redimensionados, a fim de promover um cenário de novas oportunidades de aprendizagem, visando a melhoria da qualidade na educação.
No dia 17, a Abertura Ofical do Ano Escolar 2014 aconteceu nas dependências do Clube Aliança, com a presença do Prefeito em exercício, Elton Mentges, da Secretária de Educação Fátima Ehlert, do Presidente do Legislativo Andrei Schnoor dos Santos e do Presidente do COMDICA Dr João Carlos Michael, demais vereadores, secretários, imprensa e profissionais da Rede Municipal de Ensino. Em sua fala o Prefeito em exercício ressaltou a importância da Educação para este Governo e a importância de cada profissional nesta construção coletiva que é fazer educação com qualidade, comprometimento e aprendizagem, e desejou a todos muita realização no ano que se inicia. A Secretária de Educação Fátima Ehlert pautou sua fala na reflexão a partir da seguinte colocação "Diante de tantas transformações, rupturas e reconfigurações que nos convocam a uma profunda reflexão sobre nossa prática, nossos conecitos, nosso saber fica a grande questão: Qual parte que me cabe nesse processo?". Após aconteceu o Show Cultural com o Grupo "Pandorga da Lua" que mostrou ser possível utilizar-se da música e da poesia na construção diária do conhecimento.
Na terça-feira, dia 18, o Professor Júlio Furtado abordou o tema "Escola e Diversidade: o discurso da prática e a prática do discurso que destacou: "Lidar com as diferenças é atitude que envolve três dimensões: lidar com as diferenças do outro, lidar com as minhas próprias diferenças e assumir uma postura clara diante das diferenças produzidas historicamente, percebendo suas contradições e lendo suas entrelinhas no sentido de construirmos ações concretas nas práticas escolares.
Na quarta-feira, dia 19, os Professores Renato Ribas e Liliane Giordani, da UFRGS apresentaram a proposta de "A Inserção de Jogos Lógicos de Tabuleiro no Contexto Escolar: Movimentos no Currículo" como prática a ser desenvolvida nas escolas visando a interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento e o estímulo a capacidade de aprender e criar de professores e alunos.

Na quinta-feira, dia 20, os funcionários responsáveis pela Merenda Escolar e pela Manutenção dos Espaços Escolares tiveram uma "reunião-café", sob a coordenação da Nutricionista Giseli Hanauer com a temática "Manipulação de alimentos, cuidados com a saúde e a higiene", ressaltando o papel de cada um na escola e a importância de todos os setores para o sucesso da escola. Também os motoristas de Transporte Escolar participaram de Treinamento na área junto ao SEST/SENAT em Santa Rosa custeados pelo município.
Nos demais turnos as Escolas realizaram reuniões com suas equipes para organizar o ano letivo e principalmente a primeira semana de aula que é sempre marcada por muitas novidades e expectativas para os mais de 1500 alunos que frequentam a Rede Municipal de Ensino e suas famílias que acreditam na educação como um oportunidade para seus filhos.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire