Rede Municipal de Ensino participa de Projeto de Extensão

Rede Municipal de Ensino participa de Projeto de Extensão

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura aderiu ao projeto de extensão "A INSERÇÃO DE JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR", realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa.

O projeto visa promover a divulgação, a disseminação, o interesse pelos jogos lógicos de tabuleiro e seu aprendizado, trazendo como principal benefício o exercício do raciocínio lógico.

A proposta envolve uma centena de Jogos Lógicos de Tabuleiro, incluindo desde clássicos como Xadrez e Damas até jogos menos conhecidos como o Pong Hau K'i e o Shisima, organizados em módulos de forma didática e em ordem crescente de complexidade, agrupados segundo seus princípios de funcionamento.

As atividades práticas serão desenvolvidas pelos 10 professores multiplicadores da Rede Municipal de Ensino de Giruá, nas escolas municipais onde atuam. A formação tem carga horária de 120 horas e acontece mensalmente, sob a coordenação da UFRGS e apoio do Instituto Federal Farroupilha, em Santa Rosa-RS.

Para a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, a formação continuada em serviço configura-se como uma valiosa oportunidade de aprendizagem, de análise da ação educativa pelo professor e pela escola e contribui para a preservação do espírito de coletividade e, acima de tudo, a garantia de uma educação de qualidade para todos.