Abertura oficial da 13ª ExpoGiruá teve grande prestígio de autoridades

O prefeito falou das potencialidades de Giruá.

Abertura oficial teve grande prestígio de autoridades

Antecedida pelo lançamento do CD/DVD do 2º Canto de Amor a Giruá, quando exemplares foram distribuídos aos presentes e Ademar Pereira e o Grupo Cosa Buena mostraram duas músicas que estão no material, foi realizada a abertura oficial da 13ª ExpoGiruá, no início da noite da quarta-feira, dia 25, no palco do Espaço Circulando Cultura.

Este momento clássico do evento gerou emoção nos presentes, após a fala do Prefeito e coordenador-geral, Fabiam Thomas. O prefeito falou das potencialidades de Giruá, em todos os setores, as obras, investimentos que vêm sendo feitos e reconhecidos pela população local e regional, mas terminou fazendo forte cobrança de uma maior atenção por parte dos governos, aos municípios, principalmente em relação a conclusão do asfalto ligando a cidade com Senador Salgado Filho.

Com bom público e um grande número de autoridades locais, regionais e estaduais presentes, coube ao vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, abrir as manifestações. Ele disse que estava honrado por estar em Giruá e que a Feira é um evento de superação, de vencer obstáculos. Em nome do governador Sartori, o ex-ministro da Agricultura destacou  e cumprimentos aqueles que ousam, como ao realizar uma grande Feira, a ExpoGiruá.

Pela Câmara Municipal, também realizadora da ExpoGiruá, a presidente Marelise Weschenfelder fez uma retrospectiva de feiras realizada em Giruá, citando a 1ª Feira da Habilidade, no Clube Aliança, em 1992, até a atual, elogiando o trabalho de todos voluntários que por elas passaram, chegando a atual ExpoGiruá. “Todos diziam que as feiras teriam que continuar e hoje aquilo se comprovou, com essa maior edição, superando expectativas”.

A presidente da 13ª edição e também Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, disse ter ficado muito honrada com o convite do prefeito Fabiam Thomas, para presidir a Feira deste ano e que fazer esse trabalho é um ato de coragem. Ela enfatizou a diversidade da ExpoGiruá, avanços como a gratuidade no acesso ao parque, novo pavilhão, mesmos preços dos estandes, os shows, aumento de expositores, a melhora na infraestrutura do Parque, entre outras coisas.

Fátima disse que levará essa experiência para a vida toda, agradeceu a todos que se envolveram na organização da Feira, à sua família, e por fim pediu que as pessoas vejam mais aquilo que “temos em Giruá, já que muitas vezes as pessoas ficam olhando, falando, em demasia para o que nos falta”, numa alusão a uma maior valorização do que existe no município.

Falaram ainda os deputados estaduais Eduardo Loureiro, Edson Brum e Zilá Breitenbach, o presidente da AMGSR e refeito de Senador Salgado Filho, Norton Matter, e a representante do Governo do Estado e presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, Neusa Kempfer, antes do coordenador-geral e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas.