Dança, música e tradicionalismo no último dia da 13ª ExpoGiruá

No início da tarde, aconteceu importante Encontro Regional dos Grupos da Terceira Idade.

Dança, música e tradicionalismo no último dia da 13ª ExpoGiruá

A manhã do último dia da 13ª ExpoGiruá iniciou com muito tradicionalismo. Às 9h, iniciou-se a Mateada Cultural no Espaço Circulando Cultura, contando com Apresentações Artísticas do CTG Querência Crioula. Participando do momento, estiveram o Prefeito e Coordenador Geral da feira Fabiam Thomas, juntamente com a Presidente da Expo e Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, e os patrões Auri Corso e Claudete Sulliman.

Na oportunidade, foi muito saudado o resultado da 46ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada em Passo Fundo. As Prendas Carolina Amaral Ehlert e Luana Raquel Wojciechowski trouxeram os títulos de 3ª Prenda Adulta e 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, representando respectivamente os CTG Querência Crioula e o CTG Os Legalistas de Santo Ângelo.

Logo após, o CTG Corredor Missioneiro, através do Grupo Xirú (Porto Xavier), também encantou os presentes com demonstração de amor pela tradição do Rio Grande. O grupo foi fundado em 2012, e conta atualmente com 14 casais. A Invernada tem como nome "O Grito do Sapucay", e interpretaram como tema de entrada a música Destino Navegante, seguindo de mais 2 danças tradicionais.

Encontro Regional da Terceira Idade

No início da tarde, aconteceu importante Encontro Regional dos Grupos da Terceira Idade, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Humana.  A iniciativa visou valorizar os idosos, promovendo o resgate da felicidade, do entusiasmo e do gosto pela vida. Recepcionados e conduzidos pela Banda Municipal de Salvador das Missões, os grupos de terceira idade passearam pelo parque e pelos pavilhões antes de iniciar o baile no Espaço Circulando Cultura. Foram muito aplaudidos pelos visitantes da feira e se divertiram com a atenção especial.

A Banda Municipal de Salvador das Missões está há quase 23 anos marcando presença em eventos do seu município e região, recepcionando públicos, executando hinos e animando eventos. Lançou seu 1º CD em 2010 e o 2º em 2012, fazendo sucesso na região.

Presentes no evento, estiveram o Prefeito Fabiam Thomas, a Primeira- Dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Thomas, a Secretária de Educação e Cultura e Presidente da feira Fátima Ehlert e as soberanas da 13ª ExpoGiruá. Os quase duzentos presentes puderam dançar e comemorar ‘a melhor idade’, como a Secretária Carolina afirmou.

Luiz Carlos Borges

Também durante a tarde, aconteceu importante oficina de música com o cantor missioneiro Luiz Carlos Borges, que veio comemorar 50 anos de carreira na 13ª ExpoGiruá. Durante todo o dia uma exposição sobre sua carreira esteve disponível aos visitantes no Espaço Circulando Cutura.

Na oficina, Luiz compartilhou sua história e suas experiências com a música tradicionalista. Explicou como sua vida esteve desde cedo ligada com a música, que mais tarde se tornou seu trabalho. Deixou seu incentivo para quem gosta e sonha em trabalhar com a música tradicionalista e deixou seu convite para o show gratuito de encerramento da feira, que inicia às 20h na Arena de Shows.